domingo, 5 de agosto de 2012

BARBOSA (1988), curta de JORGE FURTADO - 03.08.2012

Um dos curtas de Jorge Furtado, da Casa de Cinema de Porto Alegre. Antônio Fagundes vive um homem que, criança, esteve no Maracanazzo em 1950, acompanhado de seu pai. Uma mescla das imagens reais da final da Copa de 1950 com imagens fictícias. 
Fagundes volta no tempo, como objetivo único de ajudar o nosso goleiro, Barbosa, e evitar o gol Ghigghia.
Há uma entrevista real de Barbosa em que ele diz que nada mudará o passado, mas Fagundão viaja para mudar a vida do arqueiro e também a sua vida, expurgando as frustrações: as próprias e as do país. 
Ao chegar ao Estádio, sua missão é chegar atrás do gol de Barbosa, e alertá-lo do que haverá. Ao tentar entrar no campo, sofre um contratempo com um segurança, e só consegue chegar à baliza no momento do chute de Ghigghia, no exato instante chama por Barbosa, desviando sua atenção do chute, sendo responsável pelo gol sofrido, falhando miseravelmente em seu intento, que seria o de - revelado ao final do curta - dar um soco no ponteiro uruguaio.

"O homem é um ator que gagueja na sua única fala, desaparece e nunca mais é ouvido" - Shakespeare, em frase usada como epígrafe do filme.
Nota IMDB - 7.6. Sei lá, acho difícil dar nota para um curta, mas esse é bem legal. Boa montagem, boa idéia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário