domingo, 16 de dezembro de 2012

OS MERCENÁRIOS (2010), de SYLVESTER STALONNE - 24.11.2012

Neste filme de ação - e praticamente só ação, e muita ação incessante - tira-se um ou outra gracinha, mas no mais, não faz muito sentido.
O filme começa com um resgate de reféns em algum país da África, e o grupo de mercenários para tal empreitada é formado pelos dinossauros Sylvester Stalonne, Dolph Lundgreen (Ivan Drago, para os íntimos), Jet Li, Jason Statham, Randy Couture e Terry Crews, cada um com uma tarefa, atirador sniper, lançadores de facas, especialistas em tudo quanto é artes marciais.
Quando voltam aos EUA (onde se vê que Mickey Rourke também é da gangue, mas desistiu de ir a campo, por alguma coisa sentimental que ele sofreu em alguma batalha), logo lhes é oferecida uma nova tarefa, no imaginário país de Villena, matar o general comandante-em-chefe da republiqueta (encenada no Brasil). Essa proposta parece ser bastante difícil, é feita por Bruce Wyllis e recusada por Arnold Schwarzenegger numa pontinha como um mercenário de um grupo distinto do de Stallone (vemos numa cena todo o Planet Hollywood, mas não vemos cinema).

Numa primeira incursão à ilha apenas Stalonne e Statham, conhecem a filha do General Garza - Sandra (a brasileira Gisele Itié) fazendo o papel de uma latina inconformada com os rumos que sua Villena está tomando ao ser utilizada como uma grande produtora de Cocaína, isto porque Eric Roberts, um ex-agente de alguma agência tomou conta do país subornando o comandante-em-chefe. Assim, descobrem qual o real esquema, - na verdade a real contratação era para eliminar o grupo de Roberts e presumem que Bruce Willis era da CIA, mas esta não podia eliminar um dos seus - 
matam um boa parte do bando de Roberts e saem da ilha, tentando levar Sandra consigo, pois ela estará em risco agora que mostrou a realidade da ilha a estrangeiros. Contudo, corajosamente, ela resiste, o que impressiona Stalonne, embora num primeiro momento ele conclua que retornar a Villena seria simplesmente suicida.

Depois de umas conversas meio sem sentido com Mickey Rourke - em que esse sente não ter salvo alguém em alguma guerra, talvez na Sérvia, Stalonne decide que voltará sozinho a Villena, pois ficou comovido com a integridade da filha do ditadorzinho vendido pros traficantes, não querendo deixá-la à própria sorte. Aí vem um show de tiros, explosões, fogos, assassinatos, liberação de Sandra que fora feita refém, para que os mercenários, afinal, libertem Villena, o que evidentemente, é feito.
Voltam aos EUA, satisfeitos com a missão cumprida, e ficam no bar, discutindo, jogando facas no alvo, e outras coisa do gênero. Fim.

Nota IMDB - 6.5. Daria um 5, se tanto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário