domingo, 11 de agosto de 2013

TRAMA MACABRA (1976), de ALFRED HITCHCOCK - 10.08.2013

Duas tramas paralelas iniciam o filme: 1. A "vidente" Blanche Tyler (Barbara Harris) está prestando consultoria espiritual a uma velha milionária (Julia Rainbird), às voltas com uma crise de consciência por ter feito sua irmã Harriet, há 40 anos - estamos portanto falando de meados da década de 30, eis que o filme se passa em 1976 - entregar a um desconhecido um filho ilegítimo que teve, e que arruinaria o nome da tradicional família.
Agora, perto da morte, Julia quer reparar seu erro, e encontrar o sobrinho bastardo, pois seu único parente vivo - e portanto herdeiro da fortuna familiar - prometendo a Blanche 10 mil dólares se esta ajudá-la a encontrar o seu parente, que conduzindo a "consulta espiritual" consegue arrancar de Julia algumas pistas que poderão ajudar na busca. Blanche terá a ajuda de seu namorado George (Bruce Dern), um ator frustrado, que ganha a vida como motorista de táxi - mas se fará passar por advogado para descobrir o paradeiro do herdeiro desaparecido.

2. Na trama paralela, em cena ainda sem vinculação com o quê houvera antes, uma mulher loira vai até a presença de policiais, nada fala, apenas entrega bilhetes, pega uma diamante enorme, e cumprindo um plano de fuga muito bem estabelecido, foge com a pedra. Logo saberemos que esse diamante era o preço de um resgate de um sequestro feito pela falsa loira (a morena Karen Black, vivendo Fran) e pelo seu comparsa Arthur Adamson (Willian Devane), um comerciante de joias. 

3. As tramas se misturam: George inicia suas investigações pelo herdeiro perdido, e na busca, com uma das dicas de Julia que comete inconfidências com a vidente, chega à filha do ex-chofer da família Rainbird, que teria levado o bebê embora, e chega ao nome da família Shoebride, mas que estariam todos mortos. Seguindo a pista, o "advogado" George vai ao cemitério, vê as lápides - mas a dos pais Shoebride tem uma aparência envelhecida, ao passo que a de Edward Shoebride é muito mais recente. Entrevistando o construtor das lápides, essa impressão é confirmada, e depois, nos registros públicos, vê-se que houve uma tentativa de registro de óbito sem o corpo. E quem tentou esse registro foi um tal de J. P. Maloney (o sempre coadjuvante Ed Lauter). George vai ao encontro de Maloney, e este ao ser confrontado com a informação de que ele tentara registrar o óbito de Shoebird, passa a agir de forma evasiva, e anota a placa do veículo usado por George, que pertencia a Blanche

Imediatamente, Maloney vai ao encontro de Arthur Adamson, e de cara já o chama de Edward - pronto, aparentemente temos o herdeiro dos Rainbird, mas os amigos ainda não sabem exatamente por que razão alguém quer remexer no passado, e logo resolvem que a solução é matar Blanche e George
Maloney entra em contato com o casal que investiga o herdeiro Rainbird, e diz que tem informações sobre Edward, marcando o encontro em um lugar ermo, nas montanhas de Los Angeles. Lá, em vez de encontrá-los, sabota o carro deles, e estes, ao retornarem para a cidade baixa, sem freios, batem o seu carro mas escapam ilesos. Maloney então tenta atropelá-los, mas sofre um acidente e morre.
No funeral, a agora viúva de Maloney revela a George que o tal Shoebride agora é Arthur Adamson - mas ainda é possível saber exatamente quem ele seja, pelo que resta à sortista e ao ator frustrado descobrirem, com a dica que apenas o bispo da cidade saberia qual o homem certo.
Ao tentarem contato com o bispo, durante uma missa, este é sequestrado por Fran e Arthur - mas não de forma propositada a evitar a descoberta da identidade de Arthur, mas sim para cobrar mais um resgate milionário com pagamentos em diamantes.
Sem contato com o bispo, e apenas com a lista telefônica em mãos - são muitos os homônimos - Blanche e namorado pretendem iniciar a busca, mas George é obrigado a ir cumprir seu horário no emprego de taxista, e Blanche resolve investigar sozinha. Quando descobre qual o real Arthur, ela se dirige para a residência do casal de sequestradores - não sem antes passar no emprego de George e dizer qual o endereço para o qual se dirigiria - inicialmente apenas para dizer a ele que ele pode ser o herdeiro de uma fortuna. Contudo, ao cruzar com eles, ela vê o bispo sequestrado, o que obriga os golpistas a manterem Blanche sedada e encarcerada, para matá-la após realizarem a entrega do bispo sequestrado e receberem mais uma pedra preciosa como resgate.
George, ao saber da iniciativa da sua companheira, vai a até a casa dos bandidos, consegue entrar, e quando estes retornam, os observa, vê onde Blanche está encarcerada - fingindo-se de sedada, embora consciente. Eles bolam um plano de prendê-los no esconderijo do cativeiro, que acaba dando certo. Dessa maneira, vêem seus planos se concretizarem, duplamente, a uma por terem descoberto Edward Shoebridge/Artur Adamson, a duas por terem prendido os sequestradores/ladrões de diamante, tendo direito a uma bela recompensa.
De repente, Blanche começa a receber uma "mensagem" do além, e ela vai indo em direção ao lustre da casa, onde encontra um dos diamantes objeto dos resgates. George conclui que Blanche, realmente, é uma vidente. A câmera corta para Blanche, que dá uma piscadinha para as lentes. 

Este é o último filme dirigido por Hitchcock, e esta piscadinha para o telespectador é muito legal, muito significativa de toda a carreira do "mestre do suspense". Apenas me parece que não ficou muito claro a forma pela qual Blanche soube do diamante no lustre, sendo necessário de alguma ilação a esse respeito, de que Blanche possa não ter sido sedada adequadamente, e ouvido a conversa entre Arthur e Fran, dizendo que iriam buscar mais um diamante para seu lustre. Há menções de que essa fala foi introduzida posteriormente, na edição, para deixar a descoberta mais lógica.
Um filme de algum suspense policial, mas com muito de comédia, que vale a visita.

Nota IMDB - 6.8. Por aí, talvez um pouco menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário