quarta-feira, 27 de junho de 2012

EM BUSCA DO OURO (1925), de CHARLES CHAPLIN - 07.06.2012

Comédia (sempre com algum drama, em Chaplin) genial. A primeira aparição do famoso personagem de chapéu e bengala já rende uma gag muito boa, quando ele, caminhando por um desfiladeiro é perseguido, sem perceber, por um urso. 
Na corrida do ouro no Alasca, Carlitos vai em busca da fortuna, mas logo se vê enredado por muito mais problemas do que apenas o dinheiro que lhe falta. 
Com fome, sem ouro, pobre com um rato, chega à cabana em que está instalado o perigoso Black Larsen, um bandido procurado. Ali, ambos mortos da fome, se estranham e Larsen está a ponto de conseguir expulsar o extenuado mendigo, até que chega Big Jim McKay (que encontrara uma grande mina de ouro e a deixara só para buscar o necessário à exploração), que intercede em favor de Carlitos, e assim, embora com desconfianças mútuas, o três personagens continuam na cabana até que a fome de todos torna-se desesperadora, e, em sorteio para ver quem deixará a cabana em busca de alimentos, Black Larsen (Tom Murray) tira a má sorte, tendo que enfrentar o frio extremo.
Em sua busca por comida, Larsen cruza com os policiais que estão em seu encalço, os mata, obtém os meios de subsistência que estes carregavam consigo. Ademais, Black encontra a mina de Big Jim, e pretende ficar com o ouro ali existente.


Enquanto isso, na cabana, a fome aperta ainda mais (chegam a compartilhar e devorar uma das botas de Carlitos), e McKay (Mack Swain) tem alucinações (cena brilhante), vendo Carlitos como uma grande galinha, e tenta matá-lo(a) para ter o que comer. O gestual de Chaplin como um frango é impressionante, bem como a perseguição de Big Jim ao nosso herói, aquele na caçada, este na defensiva. As lutas, a perseguição, a trucagem Chaplin/galinha, tudo funciona à perfeição.
Quando praticamente não há mais solução, um urso invade a cabana, e se, a um tempo, é uma ameaça, é também a solução, pois o urso é morto e lhes serve de comida. Saciados, recompostos, eles deixam a cabana, despedem-se, cada um partindo para o seu lado.
Chaplin se dirige à cidade. Big Jim vai em direção à sua mina, onde encontra Black Larsen que encontrara a mina de Mckay, e após discutirem, este golpeia o grandão bonachão, deixando-o inconsciente, mas como castigo, sofre um acidente - o desprendimento de uma parte de uma geleira, e morre. Big Jim acordará, mas com amnésia. 


Na cidade, Chaplin vai a um bar, se encanta por uma dançarina (Georgia - Georgia Hale), que flerta de leve com ele para causar desapontamento em um pretendente. Ao cabo, esse pretendente vai querer surrar Carlitos, mas o vagabundo, com um golpe de sorte - a queda de um relógio quando já nada via, eis que seu chapéu lhe tinha sido enfiado na cara - é quem nocauteia o latagão, acreditando erroneamente que lhe derrubou com um soco às escuras. 
Saindo dali, ele se dirige à cabana de um outro mineiro onde consegue abrigo e comida por uns dias. Georgia e suas amigas por acaso passam pela cabana, e são convidados pelo garimpeiro para entrar. Georgia acidentalmente encontra uma foto de divulgação da dançarina, dando-se a entender que Chaplin está apaixonada por ela. Esta leva tal atração como uma brincadeira, e ela e suas amigas se divertem às custas de Carlitos. No final dessa reunião, Chaplin convida as moças para que passem juntos a ceia de ano-novo, convite que elas aceitam. 
Na noite de ano-novo, contudo, as bailarinas, entretidas na festa no bar, deixam de aparecer para a bela festa armada por Chaplin (com dinheiro que ele consegue limpando a neve de estabelecimentos comerciais da cidade), que fica muito decepcionado. Georgia, lá pela madrugada, lembra-se de seu compromisso e vai à cabana, quando Carlitos já não mais estava por lá - dirigira-se ao bar.
Chaplin, desolado, vai ao bar, encontra Jim McKay que, embora com amnésia, se recorda de seu antigo companheiro de dificuldades, e diz que se este puder lembrar o caminho para a cabana, ambos ficarão ricos, pois dali ele poderá lembrar-se do caminho até a sua mina de ouro.
Ambos chegam à cabana, e vão dormir para no outro dia ir à caça do ouro. Durante a noite uma avalanche desloca a casa até a beirada do penhasco (foto aí acima), e mais uma série incrível de gags com a casa cambaleando à beira do abismo é mostrada, até que finalmente a casa cai, sendo Chaplin salvo agarrando-se a uma corda sustentada por Big Jim.
Não vemos a dupla encontrar o ouro, mas apenas os garimpeiros depois do encontro com a fortuna, já suntuosamente vestidos - e ricos - em um navio deixando o frio fim de mundo em que foram atrás (e encontraram) a fortuna. 
Ali, estão fazendo uma reportagem sobre o novo-rico, e sugerem que ele se vista como o mendigo que fora para ilustrar a reportagem, e ele concorda. Então, no deck do navio, é confundido com um ladrão que está a bordo, e detido. Logo, no entanto, se desfaz a confusão com a interveniência da tripulação e ele encontra Georgia, com quem finalmente fica junto. 
Nota IMDB: 8,3. É por aí. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário