segunda-feira, 2 de julho de 2012

NOVE RAINHAS (2000), de FABIAN BIELINSKI - 24.06.2012

Filme argentino de que gosto muito, acho que foi uma das películas que deu impulso ao novo cinema argentino, que tem se destacado como um dos grandes pólos cinematográficos, especialmente na América Latina, muitos passos adiante do que se fez e se faz no Brasil, no mesmo período, com raras exceções.


O onipresente Ricardo Darin interpreta Marcos, um golpista profissional. Gaston Pauls vive Juan, um pequeno golpista. Embora tudo seja aparências, nesse filme.
Em um encontro "casual", Marcos Juan aplicando um golpe com troco em um posto de gasolina, e quando este é apanhado, Marcos o salva, fingindo ser um policial - um trambiqueiro salva o outro. 
Marcos então propõe a Juan que trabalhem juntos, ao menos por um dia, até porque seu antigo parceiro está sumido. Juan reluta mas, depois de um tempo, aceita e eles começam a dar pequenos golpes, até o momento em que surge a grande chance: Valéria (Letícia Bredice), a irmã de Marcos, que trabalha em um grande hotel de Buenos Aires, o procura porque um amigo deste, também golpista (principalmente um falsificador), de nome Sandler, estava tentando dar um golpe no hotel, mas tendo quase sido pego, passa mal, e quase infartado - ou coisa que o valha - chama Marcos para que termine o golpe por ele, e divida o dinheiro, o que Marcos aceita, mas dando apenas 10% para Sandler, que já velho e doente, não tem outro caminho senão aceitar a proposta indecorosa.
Sandler então explica que ele conseguiu falsificar "As Nove Rainhas", uma série de selos raros (os originais eram de seu irmão, e a viúva deste não os venderia pois a posse deles teria valor sentimental para ela, como lembrança de seu ex-marido), e que ali no hotel está um possível comprador, o empresário Vidal Gandolfo (Ignasi Abadal), mas que ele ficará na cidade apenas mais um dia, eis porque o negócio tem que ser concretizado rapidamente. 
Marcos e Juan então bolam um plano para se aproximar de Gandolfo, o que dá certo, embora esse lhes diga desde logo que já manjou o proceder dos gatunos, mas mesmo assim, pretende fazer negócio com eles, comprando os selos valiosos, por um preço que ele mesmo estipulará, pois os trambiqueiros não sabem o que têm em mãos (inicialmente, eles imaginavam ganhar 30 mil com o "negócio).
No dia estipulado para o negócio, um avaliador verifica - falsamente - a autenticidade dos selos, e Gandolfo oferece 300 mil pelos selos, e após Juan bater o pé, a oferta chega a 450 mil. O negócio será feito no outro dia pela manhã. Quando saem do hotel, um motociclistas roubam os selos, e os jogam na água, desmanchando a falsificação. 
Então, Marcos só vê uma saída, tentar comprar os selos originais da viúva saudosa de seu ex-marido. Lá chegando, só conseguem negociar os selos originais por 250 mil ou 300, embora a viúva pouco estivesse aí para o valor sentimental; queria é dinheiro. 


Aí vem a grande sacada da história. Marcos tem em seu poder uns 200 mil que conseguiu dando o golpe no inventário de seu pai, prejudicando seus irmãos (Valéria e Federico), e tal valor, somado a um montante de 50 mil que Juan já avisara ter, e que teria de ser usado para pagar uma dívida de seu pai, que está na prisão, dá pra comprar os selos. Assim, o dinheiro de ambos é usado e pago para aquela viúva, para comprar os selos e revendê-los, ainda com um potencial lucro de duzentos mil. 
Quando vão fechar o negócio, Gandolfo vê uma discussão entre Valéria e Marcos, e então o comprador refaz a proposta, aumentando a pedida para entregar os 450 mil - quer os selos e a irmã de Marcos para passar uma noite com ele. Valéria aceita a proposta desde que seu irmão confesse ao irmão menor - Federico - o golpe no inventário. Este concorda, e Valéria vai ao quarto, com os selos.
Na manhã seguinte, Valéria sai do quarto com um cheque de 450 mil dólares. Marcos contesta o pagamento em cheque, mas é obrigado a aceitá-lo. E então ele terá de descontar o cheque no banco X, quando este abrir. 
Quando vão ao banco, este, neste exato dia, sofre uma intervenção federal , e Marcos e Juan se vêem sem seu dinheiro. 
Esse seria o desfecho do filme, não fosse a virada, o twist que costumeiramente me irrita, mas nesse caso específico é bem feito.
Marcos e Juan se despedem, e então, o aprendiz de trambiqueiro, andando pela cidade, chega a um galpão em que estão reunidos Valéria, Sandler, a viúva, Gandolfo, o "avalizador" da veracidade dos selos, todos eles pertencentes a um grupo que, como se vê, tinha como objetivo enredar Marcos e recuperar o dinheiro que este surrupiou de seus irmãos, que inclusive contava com a informação de um insider do banco, que tinha a certeza da intervenção no banco no dia e que o falso cheque não poderia ser descontado.


Nota IMDB - 7.8. É por aí. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário