segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

NOSFERATU, O VAMPIRO DA NOITE (1979), de WERNER HERZOG - 13.01.2013

Neste blog já comentei sobre alguns filmes com vampiros. Sobre o Nosferatu de Murnau (de 1922), a que já vi, ainda não disse nada. Preciso revê-lo. Já vi também o filme do Copolla (Bram Stoker's Dracula -  1991), que é ótimo, pelo menos na primeira hora. Depois descamba um pouco - e tem o péssimo Keanu Reeves, que fode o filme. Também há o filme com o Christopher Lee, que dá pra achar aqui no blog.
Neste filme alemão, temos Jonathan Harker (Bruno Ganz) como o agente imobiliário que vai à Transilvânia, em face de uma grande comissão que o permitiria dar uma melhor vida a sua esposa Lucy (Isabelle Adjani - bela, mas inexpressiva) para intermediar a compra de uma propriedade, pelo Conde Drácula (Klaus Kinski), a pedido de seu chefe Renfield - já infectado pelo vampiro.
Lá chegando, após passar por uma aldeia na Romênia, em que todos, os locais e os ciganos, o aconselham a não ir adiante, pois os riscos são enormes - em sequências muito bem filmadas, algumas com  uma luz azul ótima, embora prejudicadas pela péssima imagem do Canal Futura, onde consegui assistir ao filme - a história é a mesma, em que Harker é vampirizado após o vampiro ter visto Lucy - e mencionado aqui: - que pescoço! (e não uma história de amor ancestral), e fica prisioneiro do Conde Drácula
O vampiro então ruma com seus caixões cheios de terra maldita e de ratos, por barco, para Wisnar (a cidade alemã em que passa a história), e a peste negra o acompanha, dizimando a embarcação com a peste ou para alimentar-se de sangue. 
Harker continua aprisionado sozinho no castelo, e depois consegue escapar. Fica convalescendo em um mosteiro e tão logo pode voltar à Alemanha, ele trava uma corrida (ele por terra, Drácula no navio), para chegar à sua casa antes do vampiro, no que não é bem sucedido. 
Quando chega a Wisnar, ele não mais se recorda de Lucy, por algum encatamento do vampiro, mas fica em casa dela para tentar se recuperar. 
O navio chega deserto, sem ninguém, apenas com o capitão morto amarrado ao timão e a carga nefasta. Ao analisarem o corpo do marinheiro, chegam à conclusão que ele pode ter morrido pela peste negra, o que gera alguma convulsão social. Com efeito, logo os habitantes da cidade começam a morrer pela peste, chegando-se ao ponto de a cidade praticamente morrer, sem ninguém nas ruas. 
Lucy tem acesso ao Diário de Jonathan e ao livro de vampirismo que ele recebera antes de ir ao castelo de Drácula, de uma camponesa romena. E com base no que sabe, desconfia que esteja havendo vampirismo, embora um relutante Dr. Van Helsing diga que isso não é possível, pois estavam (no século XIX) numa época de luzes e não de crendices - temos aqui um contraponto importante aos papéis de Van Helsing nos outros filmes de Drácula. Também no livro descobre que uma mulher pura, se ludibriar o vampiro fazendo-o estar acordado ao canto primeiro do galo, o matará. 
Assim, Lucy atrai Drácula e este é morto com os primeiros raios de luz, sacrificando, entretanto, sua própria vida.
Harker, contudo, é um vampiro consumado.

Nota IMDB - 7.5. Acho que é por aí. Talvez mais se eu tivesse visto o filme com uma qualidade de imagem um pouco melhor. O Futura é de lascar. Roger Ebert deu nota máxima para o filme. Ele traz à tona aspectos técnicos, a motivação de Harker a ir à Transilvânia - dinheiro para dar melhor vida à sua esposa - o caminho longo até a chegada ao castelo, postergando a entrada de Drácula no filme; a interpretação de Kinski, a sua maquiagem branca, careca, seus dois dentes incisivos como os dentes do vampirismo, as tomadas de câmera de Herzog e a beleza de alguns momentos da fotografia; o sofrimento do vampiro com a vida eterna; as homenagens ao Nosferatu original de Murnau. Preciso uma cópia de qualidade. Vou ver se acho na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário