quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GATTACA: EXPERIÊNCIA GENÉTICA

Parece que, no Brasil, sempre há a necessidade, ao traduzir o título do filme para o Português, de tentar explicar alguma coisa a mais do que o título original traz ínsito.
GATTACA é o nome do filme. Descobri, pesquisando, que o nome é uma representação da cadeia de moléculas C, G, T, A que formam a cadeia de DNA. Daí, vendo-se o filme, vai-se descobrindo que Ethan Hawke (Vincent) é um filho comum, de um casal comum, quando a "moda" já era extirpar os rebentos de quaisquer defeitos genéticos. Seu irmão mais novo (Anton) é o "filho perfeito", ao menos geneticamente. Por causa dessas diferenças, certa feita Vincent abandona a casa paterna.
Na vida comum, esses defeitos o impedem de assumir lugares mais desejados na sociedade, pois a sua genética já o predispõe a lugares mais altos ou Eugenia, controle social, predisposição na hierarquia social, são alguns dos problemas mencionados no filme. Vincent passará a ser faxineiro na estação espacial - seu sonho desde sempre fora ser astronauta.
Vincente, então, prejudicado por seus problemas genéticos, só vê um caminho para ascender e poder cumprir seus sonhos - disfarça-se de um ser superior geneticamente - Jude Law (Jerome)- que sofreu um acidente, e ficou paraplégico.
Com amostras de urina, de sangue, restos de pele e cabelo, Vincente consegue o emprego de "astronauta" em Gattaca - um centro aeroespacial - e até ser incluído em uma missão espacial a uma das luas de Jupiter (ou Saturno - sei lá).

Paralelamente, há um assassinato dentro de Gattaca, e material genético de Vincente (e não de Jerome) é encontrado - ainda que não se consiga localizá-lo, pois vive como se Jerome fosse. O policial que investiga o caso, saber-se-á ao final, é o irmão de Vincente - Anton, numa sub-trama muito mal explicada, ao menos segundo minha pouca inteligência.

No final - feliz, por supuesto - Ethan Hawke (Vincent) consegue decolar em sua missão espacial, não sem antes ter ganho a condescendência do médico que fazia os exames de sangue e urina, regularmente, que por ter um filho também "defeituoso", digamos, admira a obstinação de Jerome; ter ganho a Uma Thurmann para si (e mesmo esta sabendo da "condição inferior" do mocinho do filme). 

real Jerome provê um estoque infinito de sangue e outros fluidos corporais e restos de pele e fios para que Hawke possa viver eternamente como um privilegiado que na verdade não é. Jude Law suicida-se - não sem antes agradecer ao Vincent por ter-lhe dado uma esperança, uma perspectiva.

É um filme agradável, essas questões eugênicas, de determinismo social são interessantes de serem discutidas, malgrado, como sempre, tivesse de haver uma mensagem de esperança, de que contra tudo e contra todos, com força de vontade, disciplina, entrega, é possível derrotar esse estado de coisas pré-determinadas. Acredita quem quer.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário