sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UMA RAJADA DE BALAS

Clyde Barrow e Bonnie Parker eram nada mais do que dois jovens que dos 20 a 24 anos fizeram dos assaltos a bancos seu modo de vida no Sul e Meio-Oeste dos Estados Unidos, acho que entre 1930 e 1934 - ou seja, bem na grande depressão americana. Um, ex-presidiário, outra, casa com um presidiário, se conhecem e iniciam a empreitada criminosa.

Diz-se que este filme teve grande importância histórica fílmica, apropriando-se de elementos da nouvelle vague francesa, uma mistura de violência, sexualidade (ou falta dela - Clyde é impotente e com sua arma sempre consegue se desvencilhar dos policiais, e como bem assinalou Merten, quando ele finalmente faz sexo com Bonnie, logo depois a polícia os encontra, alcança e mata), e uma narrativa da história dos assaltantes sem moralismo ou pré-julgamentos. Os críticos dizem que sem esse filme, Coppola, Scorsese, Hopper, não conseguiriam fazer alguns de seus filmes. Que essa época um pouco mais liberal e autoral  foi extinta com o surgimento dos blockbusters - era iniciada com Tubarão, de Spielberg.

Nesse périplo de três ou quatro anos das personagens, com diversos assaltos, seqüestros, invasões, assassinatos de civis e policiais, e com o auxílio de um bando variável, fizeram-se conhecidos e, algumas vezes, admirados pela população. Talvez o fato de assaltarem bancos, logo após a grande depressão - até há uma cena em que pessoas que perderam a casa para um banco reclamam desse fato - fizesse com que fossem vistos como "ro bins hood" daquele tempo.
Há uma cena em que eles, em fuga, chegam a um "acampamento", que parece era comum entre os pobres na depressão (ao menos do que lembro de cenas de Vinhas da Ira - filme a que ainda não assisti), e são idolatrados (melhor, admirados) pelas pessoas do povo.
Os assaltos são menos mostrados do que a fuga em si, e a relação entre Bonnie e Clyde bem como entre estes e o restante do bando. Não tenho o conhecimento fílmico para compreender as novidades que o filme representou, mas o filme é bastante agradável de ser visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário