segunda-feira, 19 de março de 2012

A MANSÃO DO TERROR (THE PIT AND THE PENDULUM - 1961), de ROGER CORMAN, 18.03.2012

Quando se fala nos filmes de terror dirigidos por Roger Corman, esse The Pit and the Pendulum (O abismo e o pêndulo, ou no título brasileiro, A Mansão do Terror) sempre é citado com um dos melhores dos trabalhos do cineasta baseado nas obras de Edgar Allan Poe.
Mais uma película da American International Pictures, com os produtores James H. Nicholson e Samuel Z. Arkoff - grandes produtores do terror da década de 60 e 70. 


Francis Barnard (John Kerr) vai fazer uma visita à casa de sua irmã e de seu cunhado Nicholas Medina (Vincent Price), sabendo que algo de errado houve com sua irmã, que ela está morta, mas sem saber exatamente como isso se deu.
Lá chegando, toma conhecimento que ela já morreu há três meses, e que não há propriamente um túmulo, mas que ela foi enterrada dentro da própria mansão, seguindo um costume da família Medina, espanhóis - aparentemente. 
A mansão em questão, em que habitam  Nicholas e sua irmã Catherine Medina,   pertenceu ao pai de ambos, Sebastian, um nobre espanhol, presumo, que tinha como seu ofício pertencer e participar da Santa Inquisição (a história se passa no Século XVI), tendo no porão de seu castelo, uma masmorra para torturas no intento de obter as confissões da Inquisição. 


Ao se aprofundar na pesquisa das razões da morte de sua irmã, Barnard que inicialmente fora informado que uma doença no sangue vitimara o coração de Elizabeth, ao travar contato com o médico da família - Dr. León - é informado de que Elizabeth morreu de medo, de terror, que fez seu coração parar. Que a atmosfera pestilenta da casa, os horrores ali vividos e que impregnam as paredes, somada ao fascínio mórbido que a câmara de tortura exercia sobre Elizabete a levaram à morte
A infância e os temores de Nicholas vêm à tona, revelando-se que quando criança, viu seu pai Sebastian matar a esposa e o irmão, porque teriam um caso, e mais, em verdade, ele teria torturado sua esposa quase até a morte, tendo-a enterrado viva para aumentar o sofrimento. Esse fato causou em Nicholas um terror profundo, de que Elizabeth também poderia ter sofrido um "premature burial" - há um filme a que já assisti - link aqui, que trata também dessa questão - e essa possibilidade é que aflige Nicholas


Começam a haver manifestações espantosas, aparentemente de Elizabeth, e tanto para afastar os medos de Nicholas, como para se afastar a hipótese de Elisabeth ainda estar vagando pela mansão, resolvem exumar o corpo da morta, quando os piores temores se confirmam: Elizabeth foi enterrada viva.  
Nicholas, transtornado, pensa em se matar e fica purgando suas culpas, quando Elizabeth volta a lhe chamar, ele segue a voz até o túmulo, quando sua esposa se levanta de sua esquife, e passa a persegui-lo já transtornado, o fazendo cair escada abaixo, aparentemente morto. Nesse momento, Dr. León chega e se revela a verdade: Elizabeth e León eram amantes, e tramaram toda a farsa - cuja condução coube a este último, como amigo de Nicholas e quem atestou falsamente a morte de Elizabeth -  para, dado o passado de Nicholas, o dobrarem psicologicamente para então poderem viver seu romance adúltero. Elizabeth faz um discurso para o corpo de Nicholas, falando da infeliz sina deste: mãe adúltera, tio adúltero, esposa adúltera, melhor amigo adúltero.
Nicholas, no entanto, revive - ou sai do estado catatônico em que estava - mas agora assumindo a personalidade de seu pai, o torturador D. Sebastian. Ele então resolve torturar Leon e Elizabeth, como se fossem eles sua mãe e tio adúlteros (Isabelle e Bartholomé). Ele logo consegue prender Elizabeth na "dama-de-ferro", ou Iron Maiden, e passa a perseguir León, que cai em algum abismo, não sendo mais encontrado. 
Quando Francis Barnard vai ao encontro de Nicholas, este, paranóico, assume agora que Francis é León/Bartholomé, e o prende, levando-o ao "pêndulo" - outro instrumento de tortura - do título. Enquanto a lâmina se aproxima do corpo de Francis, finalmente Catherine e o empregado do castelo chegam, conseguem derrubar Nicholas/Sebastian no mesmo abismo em que já está o corpo de León, e param o pêndulo segundo antes de este estraçalhar Barnard
Enquanto deixam a sala de tortura, ao fechar a porta, Catherine diz que nunca mais ninguém botará os pés naquela sala, momento em que a câmera se dirige à "dama de ferro" e Elizabeth esta lá, viva, e seus olhos não podem expressar mais nada exceto o horror.


Nota IMDB - 7. É por aí mesmo. A seqüência final, em que Elizabeth aterroriza Nicholas após deixar seu "túmulo" tem um suspense muito bem construído, que vai num crescendo impressionante até a cena do pêndulo, e o final em si mesmo, com a  morta ainda em vida Elizabeth, adúltera e dissimulada, tudo isto cria um filme muito interessante. As histórias de Poe, filmadas com o grupo Corman-American-Arkoff-Nicholson, são bons de se ver, com uma estética parecida (e de filmes B, sem perder o interesse), e temas que parecem recorrentes, mortes simuladas, enterros prematuros, torturas, emparedamentos de pessoas vivas, etc. Vale o entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário