domingo, 4 de março de 2012

O GRANDE SEGREDO (1946), de FRITZ LANG - 18.12.2011 e 03.03.2012

Um filme de espionagem feito logo após o final da II Guerra, dirigido pelo alemão Fritz Lang (preciso ver o seu Metrópolis, já tenho o filme com os minutos adicionais encontrados na Argentina), em que a história é bem contada, até a metade. Depois perde o interesse.

Uma mensagem de que os alemães estão importando uranitita e monazita em grande quantidade (para obterem Urânio-235 e Tório) é remetida ao serviço secreto americano, embora de forma incompleta, pois a contra-espionagem alemã consegue matar os agentes aliados. Um dos responsáveis do serviço secreto fica preocupado e procura o professor Alvah Jesper (Gary Cooper) e ambos chegam à conclusão de que os alemães - assim como os americanos do Projeto Manhattan - estão atrás de obter a bomba atômica, e têm probabilidade de serem bem sucedidos num futuro próximo.

Jesper, então, até por falar alemão, é enviado à Europa para travar contato com uma cientista húngara (a Hungria estava sob dominação da Alemanha), Katerine Lodor,  que consegue ir à Suíça para tratamento de saúde, e que confirma que Itália e Alemanha estão trabalhando juntas para obter a bomba atômica, e que ela não poderá permanecer junto aos aliados, pois isso levaria à morte dez húngaros anti-nazistas por dia. Jesper oferece a Lodor, então, uma proposta: que ela volte, sabote os avanços do Eixo, e passe informações aos aliados. Antes de se fazer os acertos, entrentanto, Lodor é seqüestrada. Numa tentativa de resgate dessa cientista, os alemães, preferindo que ela não caia em mãos dos aliados, a matam. Antes de morrer, ela dissera a Jesper que ela estava trabalhando com um físico italiano, Giovani Polda, e cabe a Jesper ir atrás desse cientista para evitar o sucesso do bomba do Eixo.

Já na Itália, onde entra clandestinamente, é ajudado pela Resistência italiana (principalmente Gina - Lilli Palmer, por quem Jasper irá se apaixonar) para encontrar Polda, que está trabalhando em fissão nuclear para os alemães, a contragosto, porque sua filha está sequestrada pelos alemães, que só a mantêm viva enquanto Polda servir aos alemães. Jesper propõe libertar a filha de Giovanni, além de salvar o próprio Polda das mãos dos alemães. 
A resistência vai atrás da filha do cientista, a tira da mão dos alemães enquanto  Jesper conseguirá levar Polda ao lugar em que marcaram um encontro. Até aqui o filme vem bem; quando deixa e espionagem de lado e se concentra em Jesper e Gina o negócio dá uma desandada.
Quando os dois grupos se reúnem com suas tarefas que imaginavam realizada, vê-se que o plano da resistência não teve completo sucesso, pois quando Polda vê a mulher que seria a sua filha, e não é, descobre-se que os alemães souberam do esquema e encurralaram os resistentes, tendo há muito tempo já matado a filha de Polda
Cercados pelos alemães, enquanto alguns resistem ao ataque, Jesper, Polda e Gina fogem pelo porão da casa, em direção ao um campo próximo, para que Polda possa ser posto em um avião e ser levado para longe da influência nazista. O avião decola com Polda e Jesper, e Gina resolve ficar para continuar sua luta na resistência.
O romance entre os dois protagonistas enfraquece o  filme com lugares-comuns do romance impossível durante a guerra, a despedida no avião e a promessa de uma volta não sabida. Um filme menor de Fritz Lang.


Nota IMDB: 6.6. Por aí, até menos. 

Um comentário: