terça-feira, 20 de março de 2012

SHERLOCK HOLMES - NOITE TENEBROSA (1946), de ROY WILLIAM NEILL - 20.03.2012

Mais um dos muitos filmes de Sherlock Holmes com Basil Rathbone como o famoso detetive e Nigel Bruce como seu escudeiro Dr. Watson, feitos lá na década de 40.
Trata-se do furto do diamante "Star of Rhodesia", que carrega consigo uma maldição, de que todos que com ele tenham contato morrem violenta e repentinamente.
Sherlock Holmes está no trem, para acompanhar Margaret Carstairs, possuidora do Star of Rodesia, pois houve em Londres uma tentativa de furto da jóia, e há a aposta de que haverá nova tentativa de furto durante a viagem. Watson chega atrasado, quase perdendo a viagem, acompanhado do Maj. Duncan-Bleek, seu amigo militar.
Acho que já assistira a esse filme, e no primeiro contato de Holmes com a Sra. Carstairs, ele pede para ver o diamante, e sem que ninguém perceba, o troca por uma réplica, o que percebi facilmente porque me recordei do filme. E, PQP, lembrei do final.
Há vários suspeitos - as usual. O filho de lady Carstairs é morto, o diamante é roubado. Um professor velho e rabugento - Kilbane, um casal de meia-idade - os Shalcross, Vivian Vedder, uma femme fatale, o major Duncan-Bleek, além de Sherlock, Watson e Lestrade estão no vagão, e daí há de sair o responsável pelo furto e pelo assassinato. Vivian Vedder teve sua mãe morta, e a leva em um caixão de Londres a Edimburgo. 
Descobre-se que o caixão tinha um fundo falso, em que um ladrão veio oculto. Este trabalhava para o Cel Moran - que nunca aparecera na história, e surge quase inacreditavelmente apenas por dedução de Holmes, dados os hábitos de furto de jóias de tal personagem. 
Ao cruzarem a fronteira entre Inglaterra e Escócia, sobem ao trem policiais escoceses, que passam a interrogar os passageiros, e Holmes revela que o Maj. Duncan-Bleek é o Cel. Moran - e o artíficie de todo o esquema. O policial escocês então o prende e pretende levá-lo. Ocorre que Holmes percebeu que esse é um falso policial - por detalhes inacreditáveis, e numa confusão e briga generalizada, ele consegue (sabe lá deus como), fazer com que o falso policial leve Lestrade sob custódia (e este os prende após descerem do trem), recuperar - quase como um prestidigitador - o Star of Rodesia que aparentemente ficara sob custódia do falso policial, enquanto Sherlock tem Moran preso, e o leva para Edimburgo. Sucesso do detetive, fracasso do cinema.


Nota IMDB: 6.9 - Não vale tudo isso. Um filmezinho simples, curto, mas com bastante movimentação, as ações em ritmo frenético, mas a forma com que as soluções são apresentadas beiram o completo absurdo, mesmo considerando se tratar de Sherlock Holmes. Um 5 tá bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário