quarta-feira, 4 de abril de 2012

A MORTE DO DEMÔNIO (1981), de SAM RAIMI - 27.03.2012

Sam Raimi, de quem assisti "Arraste-me para o Inferno" - e de que gostei bastante - fez esse filme de terror que, depois, virou uma trilogia. 
Cinco amigos - dois casais e mais uma amiga - alugam uma cabana no interior dos Estados Unidos, para passarem um feriado, por um preço ínfimo. 
Já no caminho há pequenos sinais de alguma atividade paranormal, com uma câmera como que fosse a visão do espírito/fantasma, que inclusive chega a quase causar um acidente no caminho para a cabana. 
Na chegada, igualmente, duas câmeras, uma acompanhando quem vai abrir a casa, e outra, à distância, filma os quatro amigos que ficam próximos ao carro. Um banco bate repetidamente contra a parede da cabana, e no momento exato em que um dos integrantes pega a chave para entrar na cabana, o movimento do banco cessa no meio, em cena bem feita.


A casa parece assombrada, e uma das integrantes do grupo logo começa a ouvir sussurros vindos dos fantasmas. 
Ao explorar a cabana, dois do grupo encontram um gravador, um punhal, e um livro com inscrições estranhas. Ao ouvirem a fita, o antigo morador da casa, um estudioso de antiguidades, revela que esteve em algum lugar - Kandar - escavando, e lá encontrou algo como um livro dos mortos, e que o recitar dos escritos do livro liberaria os demônios. Um ou outro dos cinco tenta impedir que a fita siga tocando, mas algum corajoso insiste em que a fita seja ouvida, e a invocação aos demônios é feita.
Então começam, um a um, os ocupantes da cabana a serem possuídos pelos demônios, e aqueles que são possuídos têm de ser combatidos por aqueles ainda não endemoniados. 
Seguidamente, primeira a mulher que não era parte de um casal. Depois, a namorada do coadjuvante, então o coadjuvante, depois a namorada do protagonista Ashley "Ash" Williams (Bruce Campbell). Todos eles atacam e vão sendo vencidos pelos não-possuídos, que até tentam deixar a casa, mas o caminho foi destruído - uma ponte velha foi destruída pelos demônios para impedir a fuga, restando apenas Ash, que consegue matar todos os demônios, sobrevivendo àquela "noite alucinante", que é o título do filme em português, com alguma violência explícita nas mortes, maquiagem interessante, algumas cenas que causam um certo horror. Na cena de encerramento, é como se o espírito ainda alcançasse Ash na manhã subseqüente, o que no entanto fica em aberto (e sabemos que houve outras noites alucinantes lançadas no cinema). Interessante, mas nada espetacular. Talvez eu devesse conhecer a evolução dos filmes de terror e de baixo orçamento, para saber se esse filme tem alguma relevância na linha evolutiva do medo. Os entendidos dizem que sim, até pelo lançamento de Sam Raimi.
Nota IMDB - 7,6. Pra mim, vale menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário