sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A GENERAL (1926), de CLYDE BRUCKERMANN e BUSTER KEATON - 12.10.2011

Em seu filme mais famoso, Buster Keaton - o comediante que não ri - interpreta Johnny Gray, o maquinista da locomotiva "General" e enamorado de Annabelle. Em Marietta (Geórgia - um estado sulista, logo confederado), em 1861, durante a guerra civil americana, Johnny (Keaton) tenta se alistar no exército confederado, mas não consegue seu intento pois os alistadores entendem que sua importância para o Sul é maior como maquinista do que como soldado, e isso o faz cair em desgraça com sua amada e a família dela, que não sabem da razão de sua rejeição e o tem como covarde, traidor da causa sulista.

Um ano depois, com todo mundo engajado na guerra, e Keaton trabalhando a contragosto como maquinista, militares da União - o Norte - planejam o seqüestro da General, com um pequeno grupo de assalto entrando no Sul como civis, roubando a locomotiva, levando-a para o norte, e no caminho, destruindo pontes, cortando o abastecimento de suprimentos da tropa sulista, para assim infligir grandes perdas a tal lado do combate.
Concretizado o roubo em uma parada para refeição dos passageiros da "General" conduzida por Gray, por coincidência Annabelle está dentro do trem, pois ia em viagem para encontrar seu pai (e quase sogro de Keaton), que se ferira na guerra.
Johnny Gray passa a perseguir a sua locomotiva sem saber de Annabelle, apenas para recuperar a sua máquina, com um outro trem que obteve na parada - a locomotiva "Texas".
Na perseguição, são variadas as situações cômicas muito bem engendradas, como Keaton conduzindo seu trem acreditando que uma divisão do Exército Sulista está embarcada para o ajudar, sem notar que houve um desenganche e ele está sozinho; os desvios de linha para se livrar de obstáculos que surgem à frente; as dificuldades com um canhão; a inversão na posição dos trens, ora Keaton perseguindo "a General", ora esta lhe perseguindo com os nortistas; as dificuldades com a água; a dificuldade em obter madeira para alimentar a fornalha, etc.
Em certo lugar, o exército nortista pára, e Keaton consegue adentrar no QG dos militares para salvar Annabelle, e incidentalmente, sob uma mesa, escondido, consegue ouvir os planos de ataque de seus inimigos, e planeja voltar ao Sul e contar todos os planos a seus confrades.
Então, disfarçado com uma farda nortista, consegue salvar Annabelle, enfiando-a em um saco de suprimentos, carregando-a para dentro d'a General, e partindo com sua estimada locomotiva em retorno ao Sul.
Em sua fuga, é perseguido pelos nortistas que buscam evitar que seus planos sejam revelados aos inimigos, outra sorte de situações engraçadas é exposta, seus desencontros com Annabelle, esta, por exemplo, tentando varrer o chão de uma locomotiva a vapor, o atrapalhando para alimentar a fornalha, etc.
A perseguição prossegue até que chegam a uma ponte, Keaton a dinamita (a locomotiva Texas foi efetivamente destruída na filmagem desta cena), e dá-se então uma batalha em que, quase sem querer - por exemplo com uma espada que se desprende da empunhadora e mata um atirador nortista-, Keaton é determinante para a vitória e para a retirada em fuga dos inimigos da União.
Já no acampamento-base do Exército Confederado, é recebido por um oficial que o congratula por suas ações e o nomeia de imediato tenente, com isso conquistando o respeito de sua amada, de seu sogro, e passando a herói do Sul.
Sentado nos eixos que ligam as rodas da General, ele beija Annabelle, enquanto cumprimenta os vários militares que passam por ele, dando um jeito de continuar beijando a moça e, ao mesmo tempo, erguer a mão para cumprimentar seus colegas milicos.

Nota IMDB - 8,4. O filme é  bom, mas não pra tudo isso. As gags mais físicas, como o filme de Buster Keaton anteriormente comentado - Amores de Estudante - não estão tão presentes. Os filmes mudos são difíceis, agora mais distanciado, acho que a nota se não é 8,4, fica perto.

3 comentários:

  1. Ai Jequeano, quando sobrar um tempo poderia assistir o filme circulo (circle of eight), e me explicar porque nao entendi, nao sei se o filme é muito ruim ao ponto de eu nao conseguir entender, ou o filme é muito bom e eu que sou muito ruim para entender;
    Ab Fabricio

    ResponderExcluir
  2. Fabrício, não sei se vou assistir a este filme. Quase sempre antes de assistir alguma coisa olho no IMDB (link aí ao lado), e esse filme que falaste teve nota 3,9. Deve ser uma bomba incrível. A maioria de filmes acima de 7 pode ver que quase sempre serão bons.
    E nas críticas individuais, tem várias pessoas dizendo que realmente o filme é inexplicável, não faz sentido.
    Ab.

    ResponderExcluir
  3. Nao conhecia o IMDB, obrigado pela dica, e nao perca seu tempo assistindo, nao vale a pena, so postei esse comentario, porque procurei alguma explicação pro filme e nao achei, mas vendo os comentarios do site da pra ver que é uma fria, o unico que entendeu o filme, eu nao entendi o comentario dele ;
    Ab

    ResponderExcluir