sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

LAURA (1944), de OTTO PREMINGER - 22.12.2011

Mais um film noir a que pude assistir no TCM. Este Laura, de Otto Preminger (diretor também de Anatomia de um Crime), segundo apurei por aí, é um dos filmes que iniciaram esse estilo que ficou conhecido como filme noir, denominação vinda da crítica francesa do pós-guerra.


O detetive Mark McPherson (Dana Andrews) começa a investigar o assassinato de Laura Hunt (Gene Tierney), e se vê às voltas com  Waldo Lydecker (Clifton Webb), um jornalista afetado, contudo sagaz e com grande trânsito na sociedade, Shelby Carpenter  (Vincent Price) e Ann Treadwell.
Todos conheciam Laura e poderiam ser o assassino, embora todos a defendam, a tenham como uma grande mulher. 
Waldo, um escritor/jornalista foi quem a conheceu como uma designer ou publicitária que iniciava sua carreira, e que foi lhe pedir um favor para dar um impulso em sua atividade profissional. Desse primeiro contato, Waldo passa a conviver com Laura, ajudando-a muito, apresentando a potenciais clientes, passando a ser alguém que ajudava a criar a nova Laura, escolhendo suas roupas, evitando relacionamentos pouco interessantes - embora Laura tivesse uma queda por homens de muitos músculos e pouco cérebro. Esta se relaciona com um pintor (Jacoby) e com Shelby, contra a vontade de Waldo, tendo ele obtido sucesso em desfazer o primeiro relacionamento, escrevendo um texto demolidor sobre o pintor. Contra Shelby, não obtém o mesmo sucesso.
Shelby é um ex-proprietário de terras, sedutor, cheio de mesuras para as mulheres, e assim consegue sua atenção. Ele tem um caso com uma modelo (Diane Redfern) da agência da publicidade de Laura, onde Shelby também trabalha porque Laura lhe arranjou um emprego.
Ann é uma amiga - aparentemente da alta sociedade nova-iorquina - de Laura que está apaixonada por Shelby, que a rejeita por Laura
Até aqui Waldo é a principal testemunha, é quem conversa com Mark contando os detalhes da vida de Laura, para permitir saber quem teria motivos para matá-la.


Quando na metade do filme, em que Laura aparece viva, enquanto Mark McPherson buscava saber quem a matara, a trama tem a reviravolta. Mark a essa altura já andava encantado com as qualidades que eram a atribuídas a Laura já cai de amores por ela. A investigação muda de rumo, pois viva Laura, agora Mark tem de descobrir quem morreu em seu lugar (e portanto se Laura não foi a assassina) e em seu apartamento.
As investigações prosseguem com alguns suspeitos surpresos (Waldo e Bessie - a empregada de Laura), outros nem tanto (Shelby) quanto ao ressurgimento de Laura, que explica que apenas tinha saído por três dias para sua casa de campo, para ficar sozinha e pensar (sabemos por conversa dela com Mark que para pensar no iminente casamento com Shelby - de que acaba desistindo), embora, como dito, esse desaparecimento também a torne suspeita.
Agora, Laura em vez de Waldo passa a ser quem, em conversas com Mark, lidera a investigação. Descoberto que a morta era uma mulher fisicamente parecida com Laura, logo chegam à conclusão de que alguém que estava no apartamento da morta-viva foi assassinada por engano, e por fim se descobre que a amante de Shelby, a modelo da agência de publicidade - Diane Redfern, é que morta por engano com uma espingarda de grosso calibre que desfigurara seu rosto, apenas por estar em casa de Laura acompanhando seu amante Shelby, usando as roupas dela, enquanto a dona da casa, em verdade, estava no campo. 
A procura pela arma, então, tem início. 
Mark, por pistas meio desconexas, primeiro vai a Shelby (pois este teve acesso a uma arma na casa de campo de Laura), acusa Laura, mas apenas (atenua sua desconfiança quanto a ela porque já apaixonado) para lhe interrogar sobre o real motivo do sumiço de três dias exatamente no dia dos crime, e por fim chega a Waldo, que tinha essa fixação por Laura (na verdade tudo indica que Waldo fosse homossexual, por sua afetação, mas principalmente por uma fala em que ela lhe diz que o estereótipo de homem com que ela se relacionava era o mesmo que interessava a Lydecker), e era como que seu mentor e ao mesmo tempo, protetor.
Waldo afirma que Laura era a melhor parte dele - ela a construíra, sua carreira, sua elegância, seu relacionamento assexuado com ele mesmo, e ele não poderia permitir-se perdê-la, ou que ela se juntasse a alguns homens de poucas ideias é muitos músculos. Ele dizia nem conseguia imaginar tal cena. 
Mark, com base em tais fatos e na circunstância de que Waldo dera a Laura um relógio de coluna gêmeo, igual ao que ele tinha em sua casa, e que tinha um fundo falso, encontra a arma que incriminaria o jornalista, mas (estranhamente) deixa a prisão para o dia seguinte, e na saída beija Laura, selando o novo amor.
Nesse ínterim, Waldo que até há pouco estava com Laura em seu apartamento e fingira deixar o prédio, escondendo-se no corredor, se esgueira para dentro do apartamento e então pega a arma dentro do relógio, explica para Laura por que vai matá-la - aquela parte ali acima, dela ser a melhor parte dele - e então pensamos em dúvida:  vai matá-la por ciúme dela ou por ciúme dos homens com que ela se relacionava, ou apenas por vaidade - quando é interrompido pelos policiais, haja vista que o guarda que fazia a vigilância da causa de Laura diz a Mark que não viu Waldo deixar o prédio.
Na troca de tiros, Waldo é alvejado, e acerta seu tiro no relógio-gêmeo de Laura, metaforicamente quebrando o vínculo que os unia. Enquanto agoniza, Waldo revela seu "amor" platônico por Laura: good-bye Laura, good-bye my love".


Filme de bom roteiro, malgrado algumas conclusões meio inacreditáveis por parte do Detetive McPherson, mas sem dúvida um filme grandes falas, rápidas, espertas, mordazes, sem preocupações politicamente corretas, que dão grande prazer de serem assistidas, sem clemência com pessoas chatas, redundantes, burras (frases quase sempre de Waldo). O charme barato dos galanteios de Shelby; as dúvidas de Mark, mas sua perspicácia e tranqüilidade, os questionamentos de Laura (ficar com Shelby que a trai, ser fiel a Waldo, que a "construiu", ficar com o novo amor?). Um whodunit mas também um Who's the victim. Filme bastante bom. 


Nota IMDB - 8,2. Não gostei tanto assim, embora tenha me divertido bastante, mas a nota é merecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário