sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MISSÃO IMPOSSÍVEL: PROTOCOLO FANTASMA (2001), de BRAD BIRD - 20.12.2011

Neste 4º filme da série Missão Impossível, Ethan Hunt (Tom Cruise) está de volta com uma nova equipe (Paula Patton - Jane; Jeremy Renner - Brandt;  Simon Pegg- Benji).
O filme inicia com a morte de um agente do IMF - Hanaway - que obtivera em Budapeste uns papeis - códigos para detonação da bomba atômica russa - que logo após ter tido êxito em sua missão, é interceptado por uma assassina de aluguel. O destino dos papeis aparentemente é um tal de Cobalto- de identidade inicialmente não sabida.
Hunt preso na Sérvia - se não me engano -  por razões desconhecidas, e seus companheiros fazem uma missão de resgate, para retirá-lo da cadeia. Ele escapa e leva consigo um russo, que, igualmente, não tem função definida no filme nesse momento.
Surge então a missão a ser aceita, em vídeo que se autodestruirá em cinco segundos - há uma boa piadinha com a tecnologia dos países do leste europeu (a mensagem não se destroi sem uma ajudinha de Hunt) - ir ao Kremlin e fazer contato com Cobalto.
Na invasão ao Kremlin tudo ocorre aparentemente bem, mas os arquivos que possibilitariam a identificação do inimigo sumiram. Com uma interceptação na comunicação de rádio, Cobalto põe os russos em alerta contra Hunt e seus companheiros, explode uma parte do Kremlin, e com essa tática diversionista, consegue furtar uma maleta de controle dos mísseis soviéticos.
Os russos passam a perseguir incansavelmente os agentes americanos, acreditando que eles estão por trás da explosão da sede do governo russo, e a crise entre os países chega a um patamar, segundo o chefe do IMF, equivalente à crise dos mísseis em Cuba. Uma guerra nuclear é iminente. O Governo, por responsabilizar os agentes Hunt e sua trupe pelo incidente diplomático, aciona o Protocolo Fantasma - que significa que o IMF está dissolvido, e os agentes não terão mais qualquer apoio governamental. Estão por si sós, e se falharem na missão de consertar o estrago, serão apontados como os terroristas causadores do incidente, e punidos nos EUA para dar uma satisfação à comunidade internacional, e principalmente, aos russos. 
Então iniciam um périplo por Dubai e Índia, para perseguição a Cobalto - que descobrem ser um gênio sueco de nome Hendricks que pretende a guerra nuclear pois acredita que ela seja a solução para o planeta, reiniciando a vida após a sobrevivências dos mais fortes ou mais capazes.
Em Dubai, haverá a troca entre diamantes pagos por Hendricks e os códigos de acesso para o ataque nuclear, que estão em poder de Sabine, a assassina contratada para matar Hannagan e vender os códigos a Cobalto.
Em cenas muito bem feitas no Burj Khalifa - edifício de 800 metros de altura em Dubai - Hunt precisa escalar o edifício apenas com umas luvas aderentes, que falham parcialmente, para alcançar o mainframe do edifício, para, então, conseguir controle dos elevadores, sistemas, para conseguir ludibriar as duas partes (Cobalto e Sabine) engajadas no negócio de compra e venda dos códigos de acesso. Contando também com a sorte, mas não só com ela - eles conseguem camuflar os quartos, e com Jane fazendo-se passar por Sabine para se encontrar com Cobalto, e Hunt e Brandt se fazendo passar pelo comparsa de Hendricks e pelo criptógrafo que asseguraria a veracidade dos códigos.
Feita a troca, Sabine é morta, mas Hendricks - ajudado por uma tempestade de areia - efeitos especiais bem feitos - consegue escapar de Hunt. Hendricks, a essa altura, já tem em seu poder a maleta atômica, os códigos para o disparo, faltando apenas efetuar o lançamento.
Na Índia, será a finalização do golpe. Hendricks (Cobalto) usará um antigo satélite militar russo, hoje em uso por um conglomerado de mídia, reprogramando-o a fim de poder dar a ordem de iniciar o ataque nuclear contra uma cidade americana (San Francisco), usando de sua maleta roubada no Kremlin e dos códigos obtidos de Hanagan.
Hendricks consegue lançar o míssil, reprogramando o satélite para que ele volte às suas configurações iniciais - a de satélite militar russo - e com os códigos, consegue confirmar com o submarino russo a ordem de lançamento - embora a equipe do IMF tente, não consegue obstar o lançamento, e só resta que se impeça a detonação da bomba em Los Angeles, e fisicamente, ou seja, Hunt precisará tomar a maleta das mãos de Hendricks para abortar o início da guerra da destruição total.
Em um estacionamento automatizado, num combate físico, Hunt consegue, após muitas dificuldades, tendo que jogar um carro muitos  metros contra o concreto, e torcendo para que o airbag o salve, abortar a missão, enquanto seus companheiros trabalham na restauração dos sistemas do satélite, para que Hunt possa gritar ao final, "mission acompplished". 
Nem falei muito do russo da cadeia, que levou Hunt a descobrir como seria feita o lançamento, com o uso do antigo satélite militar, ao tratar com um comerciante de armas; ou do agente russo que persegue Hunt desde a Rússia até a Índia, sem acreditar que ambos estavam do mesmo lado contra um terrorista avulso; ou de Brandt, agente do IMF que por ter sido malsucedido em uma missão de campo foi trabalhar nos escritórios, como analista, e sempre precavido com Hunt porque sua missão seria a de garantir a segurança de Hunt e sua mulher, e teria falhado em tal missão.
Ao final, com o IMF já restabelecido, e com os agentes reunidos em São Francisco, Hunt revela a Brandt que a morte de sua mulher na Sérvia foi forjada, ela está viva, e que a causa de sua ida à prisão - a morte de sérvios em missão não autorizada - fazia parte de um plano para se aproximar do tal de Cobalto. 
Hunt vê sua mulher, de quem se separou para protegê-la, e ela o vê, acenando de longe para ele. Quando ele deixa o pier, já começa a receber a nova missão, o que indica que veremos novos filmes da série.


Nota IMDB - 7,9. Acho que ainda baixará um pouco, são as notas da semana de estreia nos cinemas. Mas é um filme de ação bastante interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário