sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A JÓIA DO NILO (1985), de LEWIS TEAGUE - 02.12.2011

Continuação de "Tudo por uma Esmeralda" - a que já assisti em alguma Sessão da Tarde, mas não me lembro porra nenhuma, Jack Colton (Michael Douglas) e Joan Wilder (Kathleen Turner) vivem numa boa, num iate há 6 meses. Ela, uma escritora de sucesso de romances água com açucar, ele, aparentemente, um bom vivant.
Omar, um africano poderoso faz um convite a Joan para que ela rume com ele para seu país e escreva a sua biografia. Ela, aceitando o convite, deixa Jack. Rapidamente o convite se transforma num seqüestro.
Enquanto isso, um outro africano, de um grupo tribal, encontra Jack e diz que Omar é perigoso, que Joan está em perigo, e que eles precisam ir para a África. Ademais, que é necessário que Jack o ajude a recuperar a "jóia do Nilo", a Al-Jawhara.
Omar pretende tomar o poder de seu país, unificando as tribos, e para isso precisa da tal jóia, que já está em seu poder, que faça o povo acreditar que ele tem poderes. Joan logo descobre que a jóia é, na verdade, um homem, um tipo de sacerdote.
Joan e a Joia fogem do quartel de Omar, e logo cruzam com Jack que está na Africa, e eles começam sua fuga, perseguidos por Omar. Todos querem rumar para Kadir, Omar para tomar o poder, nossos "heróis" para impedi-lo.
Alguns contratempos, uma perseguição com um F16 no chão, outra dentro de um trem, e todos chegam a Kadir.
Quando começa o show-comício, Jack e Joan, que a esta altura estão presos em uma armadilha, conseguem escapar, e frustrar os planos de Omar, por fim matando-o, e a Jóia, o sacerdote faz uma aparição e sei lá, pacifica seu povo.
No final, Jack e Joan, que viviam às turras, se casam.
Um filmeco. O roteiro não diz nada, a história é banal, não há qualquer explicação para o poder de Omar, como ele unificará as tribos, ou o poder de Al Jawarha, e como poderia impedir Omar, ou mesmo qual a sua importância social ou religiosa. Há algumas tiradas verbais interessantes, uma ou outra boa piada, mas nada mais do que isso. Uma seqüência caça-níqueis.

Nota IMDB - 5,8. É daí pra menos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário