sábado, 17 de dezembro de 2011

OS CORRUPTOS (1953), de FRITZ LANG - 25.11.2011

Dei sorte em assistir a dois filmes de Fritz Lang quase em seqüência: Fúria e esse "Os Corruptos" - The Big Heat, algo como "a grande cólera, a grande exaltação, a grande ânsia". Estou por assistir um terceiro, "O grande segredo", um filme de espionagem durante a II Guerra.

Um policial - Duncan - se suicida e deixa uma carta para a promotoria, cujo conteúdo é por ora desconhecido (saber-se-á ser a confissão de sua corrupção, vendido a Lagana). A esposa do morto recolhe a carta e liga para Mike Lagana (Alexander Scourby) para dar a notícia do suicídio - e sabe-se depois, para dizer que ficou com a carta suicida e quer dinheiro para não entregá-la a quem quer que seja. Logo se vê que Lagana é bandido, e este liga para Vince Stone (Lee Marvin), um capanga para que esse cuide da situação - ou seja, pague a viúva para que esta fique quieta.

David Bannion (Glenn Ford) é o policial encarregado da investigação, inicialmente simples, e que tudo leva a crer na confirmação da hipóstese de suícidio. Ele interroga a Sra. Duncan que, dissimuladamente, diz nada saber sobre o porquê da morte (embora tenha ocultado a carta suicida).
Porém, já em sua casa, Bannion recebe a ligação de Lucy Chapman, que se dizia amante de Duncan, afirmando que este não tinha razão alguma para cometer suicídio, e que tal fato era impossível. Bannion volta à casa da viúva, e a partir daí começa a sofrer grande pressão para parar de investigar o caso, principalmente de seus superiores na corporação policial (quase todos corruptos, mas alguns terão direito a uma redenção no final, ao resolverem finalmente auxiliar Dave em sua cruzada), recebe ligações anônimas em casa, e por causa disso vai tomar satisfação com Lagana.

Logo em seguida, Lucy é morta. Como mesmo assim Bannion não cede às pressões, arma-se-lhe um atentando à bomba que, por equívoco, vitima sua meiga e devotada esposa Katie (Jocelyn Brando). Sua filha vai para a casa de parentes. A partir daí, Bannion entra numa missão pessoal em que intenta, além de descobrir quem foram os responsáveis pela morte de sua mulher (e não mais apenas as razões que levaram à morte de Duncan), encontrá-los, puni-los, mesmo contra sua corporação (da qual pede dispensa), e não medindo conseqüências (Bertha Duncan, Katie e Debby serão mortas no caminho).

Bannion se aprofunda na investigação, chega aos capangas de Lagana, principalmente Stone (vivido por um jovem Lee Marvin), que é o namorado de Debby (Gloria Grahame - vencedora do Oscar de Atriz Coadjuvante por Assim Estava Escrito). Ao confrontá-los em um bar, em uma briga, Bannion defende uma mulher agredida por Stone, e o manda sair do Bar. Debby continua no bar e acompanha Bannion quando este deixa o lugar, inclusive tenta seduzi-lo - no que se frustra, até pela recente viuvez, embora Bannion tenha titubeado, mas é vista por um dos companheiros de Stone.

Quando Debby volta para onde mora com Stone e mente para ele sobre sue paradeiro naquela noite, o escroque joga café quente em Debby, deformando seu rosto. Debby, mostrada como fútil, preocupada com dinheiro, drinques e roupas (embora já tivesse demonstrado perspicácia, ao fazer piadas com a subserviência do forte Stone ao boss Lagrana), fica então revoltada, muito porque perdeu sua beleza. Ela, então, se engaja na vingança-investigação de Bannion. E continua a dar mostra de sua esperteza, ao comentar que agora que tem um lado de seu rosto deformado, poderia viver "de perfil". Ela revela a Bannion quem colocou a bomba que matou a mulher do detetive- Larry Gordon, um dos capangas de Lagana - e este lhe confessa tudo - a corrupção de Duncan, e a circunstância de a viúva não ter dito nada, para assim receber grana de Lagana para ficar quieta. Bannion poupa Gordon, alertando-o de que dirá que ele dedurou seus companheiros, o que lhe deixará em má situação.
Bannion uma vez mais vai à casa de Bertha Duncan, e conta a ela o que sabe - a morte de Duncan, a custódia dos papéis, a propina para ficar calada. Esta tripudia, pois estará em boa situação financeira, e a salvo, com a proteção de Lagana
Mas, alerta Bannion, se ele mesmo a matar, tudo cairia por terra, e virá the "big heat" - título do filme em inglês - um turbilhão, uma agitação para Lagana e para todos de sua trupe, pois com ela morta, a carta-denúncia de seu marido viria à tona.
Novamente com Debby, David Bannion insinua que esta deve matar Bertha Duncan, dizendo que ele mesmo quase a matou, e que deveria tê-lo feito. Debby resolve acatar a "sugestão", e vai a casa de Bertha, e a mata para incriminar Stone e Lagana
Falta ainda Stone, com quem muitos tem uma conta a acertar. Debby entra no apartamento dele, e retribui a jarra de café fervente no rosto de seu ex-amante, e revela que já deu jeito em Bertha, o que exporá definitivamente o grupo criminoso de Mike Lagana. Stone atira em Debby, e esta fica entre a vida e a morte.
Após tiroteio e perseguição, Bannion prende Stone, recusando-se a simplesmente matá-lo, pois deseja vê-lo apodrecido na prisão.
Há o diálogo final entre Debby e Bannion, ela se queixa novamente da perda da beleza (mesmo que moribunda), e quando Dave passa a falar de como era sua esposa, Debby morre.
Na repartição, de volta à polícia, tudo de volta à normalidade, como se fosse possível alguma normalidade depois de tudo o que houve.


Nota IMDB - 8. É por aí mesmo, na minha opinião, pois se trata de um filme muito bem acertado, um roteiro exemplar, uma boa atuação de Glenn Ford, de quem pouca coisa vira até então. Bela fotografia em preto-e-branco. Muito bem filmado, um filme sem qualquer ponta solta, um filme curto mas que dá muito o que escrever, tanta coisa que acontece, e tudo tão bem amarrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário