sábado, 6 de agosto de 2011

ASSIM ESTAVA ESCRITO (1952), de VINCENT MINELLI - 06.08.2011

Este filme (The Bad and the Beautiful - parece-me um jogo de palavras com The beast and the beautiful) de Vincent Minelli trata da indústria do cinema, mas não só disso. Outros grandes filmes sobre a matéria são O Jogador, Sunset Boulevard, The Last Tycoon. Todos ótimos.
Nessa película, Kirk Douglas é Jonathan Shields, filho de um ex-chefão de Hollywood que morto deixa o filho falido, e este promete dar a volta por cima, fazer filmes tão bons quanto os de seu pai.
Lana Turner é Georgia Lorrison (também filha de um ex-ator de sucesso), aspirante fracassada a atriz, que faz de pontas e figuração o seu ganha-pão.
Dick Powell é James Lee, um professor de história cujo primeiro livro é adaptado ao cinema, e por causa disso recebe convite para trabalhar e Hollywood.
Fred Amiel (Barry Sulivan) é um assistente de direção de filmes B, e que também sobrevive de figuração.
Walter Pidgeon é Harry Peeble, um executivo de um pequeno estúdio de filmes B, de baixo orçamento, com atores de segunda.

Todos eles entram em contato com Jonathan, e este, um grande entendedor de cinema (malgrado egoísta, narcisista e arrivista - precisa ser alguém), os catapulta ao estrelato, não sem crescer junto e, principalmente, deixar grandes mágoas.
Fred Amiel teve a idéia do roteiro que se torna o primeiro sucesso de Jonathan, mas este vende a idéia como se fosse sua, e exclui Fred dos créditos pela criação e da direção do filme, razão pela qual eles rompem.
Georgia é uma desqualificada, bêbada e promíscua. Jonathan a conquista, faz com que ela deixe de beber, se comprometa com a atuação, e com ela mantém um relacionamento enquanto filmam. Tão logo acabado o filme, ele a abandona, e ela o flagra, no dia da premiere, com uma outra mulher.
James Lee é um professor e bom escritor, mas tem sua mulher, uma caipira que atravanca sua escrita, dispersa sua atenção, impedindo-o de desenvolver seu talento. Jonathan consegue isolá-lo de sua mulher, levando-o de Hollywood e deixando a mulher em companhia de um ator galã, e muito depois, descuidadamente deixa escapar que foi o responsável pelo caso que acabou levando aquela mulher à morte.

Malgrado tais desgostos, Jonathan fez  com que os três alcançassem grandes feitos em suas carreiras desse contato, o que lhes é lembrado por Harry Peeble, que também foi traído por Jonathan (quatro meses depois do primeiro sucesso, este abandono o estúdio de Harry).
O filme inicia exatamente com ligações de Jonathan (que fracassou em um filme que por narcisismo assumiu a direção, passando por cima do diretor contratado) para James, Georgia e Fred. Dois sequer atendem, o último o manda à merda.
Mas, por intermédio de Harry, eles vão ao estúdio, e ali este os convida para um novo filme de Jonathan, pedido que eles estão dispostos a negar.
Então Harry faz essa retrospectiva acima narrada, contando a história dos três, de serem ninguém e passarem a grandes atriz, diretor e roteirista. O filme se desenrola em três grandes flashbacks, um para cada personagem, numa montagem e roteiro impecáveis. Para cada história, Harry os faz ver o quanto o seu contato com Jonathan os fez evoluir.
Fred perdeu aquele filme, mas depois disso se tornou um diretor ganhador de dois Oscar, Georgia se fez a principal atriz dos EUA, James Lee tornou-se o principal roteirista da indústria do cinema, ganhador de um prêmio Pullitzer.

Contadas as histórias, finalmente chega a hora do telefonema de Jonathan, que está em Paris auto-exilado, para que os três confirmem se aceitam o convite para o seu ressurgimento, mas tão logo Harry começa a conversar com Jonathan, os três meneiam as cabeças, e vão deixando a sala.
Na antessala, ele vêem um telefone, uma extensão, e não resistem. Lana Turner pega a extensão, começa a ouvir a conversa entre Jonathan e Harry, e logo James Lee e Fred igualmente encostam seus ouvidos ao telefone, pois embora um mau caráter, Jonathan era sedutor, sabia o que fazia, e tudo que fazia era para que os filmes que trabalhava fossem os melhores, que o cinema fosse grande, e aparentemente gostam do que ouvem. Filmaço. E se tiver vontade, vale a pena ler alguém que sabe muito mais do que este analfabeto - Leia o texto de André Setaro.
NOTA IMDB: 7,8. Daí para mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário