sábado, 6 de agosto de 2011

O TESOURO DE SIERRA MADRE (1948), de JOHN HOUSTON - FEV e 06.08.2001

Filmaço de John Houston, com Humphrey Bogart.
Bogart (Dobbs) está perdido (falido), na fronteira do México com os Estados Unidos, vivendo de esmolas de americanos. Depois de aceitar um trabalho que não é pago, ele e um seu companheiro (Tim Holt, que vive Curtin)  vão tomar satisfação com o empregador, tomam-lhe o pagamento merecido, e somado a uma lufada de sorte (um bilhete premiado que Bogart comprara de um mexicanozinho), eles arranjam uma grana.
Essa grana lhes é suficiente para, acreditando na idéia de um velho garimpeiro (Howard, vivido por Walter Huston) que conhecem num abrigo para trabalhadores pobres passarem a noite, irem em busca do tal tesouro, para garimparem em Sierra Madre. Esse velho garimpeiro os adverte da cobiça, da loucura, da insânia que acomete garimpeiros, quando se vêem com o ouro à sua frente.
Eles compram os apetrechos para a caça ao tesouro com o dinheiro, e partem acompanhado do experiente garimpeiro.
Encontram, finalmente, o lugar perfeito, e numa progressão de loucura- tal qual alertados pelo velho - começam a agir paranoicamente, cada um com medo de que o outro roubem o ouro do outro (há antes uma discussão prévia de como será armazenado o ouro garimpado, se guardado em comum ou cada um esconderá sua parte - esta opção prevalece), que fujam.
Neste ínterim, há perigos externos - uma gangue de ladrões mexicanos, um garimpeiro exterior que chega ao lugar do garimpo e quer participar da extração (os três decidem matá-lo mas salvam-se dessa trágica opção em razão de ataque da gangue, para que o noviço os ajude, e realmente os ajuda, mas acaba sendo morto pelos bandidos), uma tribo de índios que chega aos três para pedir ajuda médica - fornecida pelo mais velho, que reanima uma criança índia que estava inconsciente após se afogar.
Em certo momento, quando o ouro começa a rarear, decidem deixar a mina. Quando estão saindo, a tribo de índios vem convidá-los para passar algum tempo em sua aldeia, em retribuição ao salvamento do indiozinho, e esse "convite é obrigatório".
Como Dobbs e Curtin não desejam ficar e os índios só exigem Walter, este fica para trás e ali viverá como um rei, enquanto seus colegas prosseguem, levando o ouro do companheiro, e todos se encontrariam em Durango.
Já no primeiro dia da viagem de regresso, Dobbs sugere que o velho que se dane, e ele e Curtin dividam o ouro, passando a perna em Walter.  A cobiça de Dobbs só aumenta, e ele atira em Curtin, acreditando que o matou, mas apenas o feriu. Este consegue ajuda de mexicanos (aqueles mesmo que foram ajudados por Walter) equanto Dobbs prossegue na viagem a Durango, com todo o ouro, já paranóico, achando que alguém o vigia, que bandidos o encontrarão.
Após Curtin ser medicado, Walter e este partem atrás de Dobbs, já extenuado pela longa caminhada, sozinho em meio à natureza. Quando Dobbs se aproxima da cidade, ele é alcançado pelos bandidos com quem cruzaram antes, quando ainda garimpavam, e estes o matam;
Quando vão olhar o centeúdo dos sacos de outros, até em razão da aparência acham que é areia pura e que seriam usados para dar mais peso às peles, e esvaziam os sacos, pois estão mais interessados em verder os burros de carga e as peles, para arranjarem algum dinheiro, mas são descobertos e executados.
Depois, quando Curtin e Walter chegam à cidade eles são avisados da morte de Dobbs, e entre susas coisas não está o ouro, descobrem onde os bandidos esvaziaram os sacos. Uma tempestade de vento leva todo o ouro embora. Walter resolve voltar com índios, e assentar. Curtin resolve recomeçar sua vida, ainda sem destino certo, talvez indo à cidade da viúva daquele estranho - o quarto garimpeiro - que chegara em Sierra Madre e fora morto lá mesmo.

Nota IMDB 8,5 - É isso mesmo, um grande filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário