segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O HOMEM DOS OLHOS DE RAIO-X (1963), de ROGER CORMAN - 12.08.2011

Ray Milland interpreta o médico James Xavier, que faz experiências com um colírio que possibilitaria uma visão mais avançada do que a das pessoas comuns, que só vêem uns 10% do espectro de ondas existentes, ou seja, 90% das coisas não é vista pela vista humana.Seus experimentos permitem essa visão melhorada, inicialmente de modo tênue, só vendo através de uma folha de papel, das roupas, o interior dos pacientes. Com essa percepção, discorda de um outro médico que iria fazer uma intervenção equivocada em uma paciente, mas como não consegue convencê-lo do possível erro, intervém durante a cirurgia, cortando a mão do cirurgião e assumindo a operação. Embora salve a paciente, será denunciado por má prática médica.
Ele se torna ambicioso - poderia salvar todo mundo, dar diagnósticos exatos - mas começa a perder o controle. Um médico seu amigo tenta fazê-lo parar com seus experimentos com a visão, mas Ray Miland acidentalmente o mata, e então é obrigado a fugir, se esconder.
Inicialmente ele se transforma em Mentalo, um participante de um parque de diversões, um freak show. Depois, ele passa a ser um curandeiro, um  vidente que vê as doenças dos outros, a dinheiro, quando passa também a ser chantageado por seu assistente, vivido pelo comediante Don Rickles, fora de seus papéis cômicos habituais. Saber demais o torna uma fonte de dinheiro para os outros?
Quando a médica Diane Fairfax, que inicialmente representava a instituição que financiava as experiências de Xavier o descobre, o tira de lá, mas Don Rickles, que perderá o dinheiro que arrecadava "empresariando" o "curandeiro", o denuncia a polícia como o assassino daquele médico morto acima.
Inicia-se uma fuga, inicialmente sob a justificativa de que Xavier ache um modo de parar com suas visões, mas ele não tem mais acesso a laboratórios ou financiamento, e para conseguir dinheiro resolve ir a Las Vegas, onde, evidentemente começa a ganhar, mas não consegue conter seus impulsos, não consegue parar de jogar, e ainda dá palpites em jogos de terceiros.
Uma vez mais é obrigado a fugir, agora sob perseguição policial, pelas estradas do deserto de Nevada, acidenta-se e acaba vagando até encontar uma tenda em que há um culto religioso em que Xavier reclama que vê demais, que não aguenta mais, que não aguenta tanta luz, momento em que o pastor, citando alguma passagem bíblica diz que a causa do mal deve ser extirpada, levando Xavier a arrancar seus olhos, pois ver tanto quanto via não lhe interessa, e que ele viu o centro do universo, e lá havia luz (seria deus? ou afirmava a inexistência de deus?). A história é essa. Seus significados? - Me escapam.

Mas INÁCIO ARAÚJO fala bem demais sobre o filme. E acha uma obra-prima:
INÁCIO ARAUJO - CRÍTICO DA FOLHA
É claro que quando alguém diz que "O Homem dos Olhos de Raios-X" (TCM, 22h, 12 anos) é um dos maiores filmes de todos os tempos está procurando encrenca: é pequeno, com elenco desconhecido e trucagens pobres.
Como poderia ser tudo isso?
A resposta imediata é: trata-se de um filme de Roger Corman. O mago do filme "B" é capaz de tirar leite de pedra, como nesta ficção científica sobre um médico que descobre um método de ver além do que os outros podem ver.
Trata-se de uma atualização, mas muito aguda, da tragédia de Prometeu, que rouba o fogo sagrado para doá-lo aos humanos e acaba como acaba. Para resumir, o destino do médico não será tão diferente daquele do herói grego.
Grande filme.


Não tenho tanto conhecimento, achei apenas um bom filme. E Inácio Araújo não explica exatamente por que o acha tão bom. Prometeu foi o deus mitológico que trouxe o fogo aos homens, quando este era destinado apenas aos deuses. Por essa conduta, foi condenado a viver por 30 mil anos amarrado a uma rocha, e todo dia um pássaro comeria seu fígado, que durante a noite se regeneraria, apenas para no próximo dia reiniciar-se o suplício.
Seria a comparação com o papel de Ray Milland o de que este traria a luz, poderia trazer grandes avanços, mas por brincar com os deuses, com a natureza, mereceu incompreensão, perseguição? Ou porque deus não quer que saibamos além de nossa normal e limitada compreensão? Ou porque não há um deus? Sei lá.
NOTA IMDB  - 6,8.  Acho que é isso. Quando eu descobrir porque se trata de uma obra-prima, eu aumento a  nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário