sábado, 6 de agosto de 2011

SALT (2010), de PHILIP NOYCE - 06.ago.2011

Angelina Jolie é Evelyn Salt, uma agente do serviço secreto dos EUA, mas que, pasmem, foi uma criança que passou a infância na Rússia (ou URSS, sei lá) e lá treinada para um dia fazer um ataque aos EUA.
Ela é casada com um especialista em aracnídeos alemão, relacionamento que começou apenas porque ela como agente secreto deveria se aproximar dele.
Certa feita, um agente russo resolve se entregar e revela um plano. O presidente russo será morto durante o funeral do vice-presidente americano, e o assassino será Evelyn Salt. Ela faz parte de um programa russo em que crianças foram treinadas na Rússia para atacar os EUA, em larga escala e, malgrado a URSS tenha se desintegrado, o plano ainda seria posto em andamento. Quase todos os homens do serviço secreto acreditam na história, exceto Liev Schreiber - Ted Winter.
Como seu marido foi sequestrado, ela cumpre a primeira parte do plano, e realmente assassina o presidente russo (na verdade, no final, ver-se-á que Salt só o paralisou com veneno de aranha, hahaha) - o que leva à possibilidade de os russos quererem reagir. A segunda missão será matar o presidente dos EUA - levando os russos a retaliar, iniciando possivelmente uma guerra nuclear.
Para provar a lealdade de Salt ao plano, os russos matam seu marido em frente dela, e ela não pode reagir.
A primeira tentativa de matar o presidente americano falha, e ele é levado para uma casamata.
Ali vem uma virada dessas de foder com a paciência de qualquer um: Liev Schreiber, ou Ted Winter, ou Nikolai Tarkovski, um dos russos treinados para o tal ataque. Salt consegue frustrar o ataque de Nikolai, que mata todos mundo dentro do bunker presidencial (exceto o presidente) e com a digital deste está prestes a lançar um ataque nuclear contra Meca e Teerã, atraindo desse modo a ira dos países muçulmanos.
Salt consegue impedir esse ataque, entrando quase por mágica no bunker, mas não terá como provar que Ted era o culpado, dada a imensa quantidade de fatos contra ela.
Somente ao seu ex-chefe ele consegue explicar o que houve, e este, enquanto a transporta até o FBI, de helicóptero, acredita na sua versão e a deixa fugir, para que ela passe a caçar o resto dos ex-soviets. É isso, e é ruim.
NOTA IMDB - 6,5. Não vale tanto. Na verdade, um 4 tá bom demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário