terça-feira, 3 de janeiro de 2012

MISSÃO IMPOSSÍVEL III (2006), de J.J. ABRAMS - 01.01.2012

Um filme razoável, embora eu o ache melhor apenas que o episódio 2 da franquia, aquele dirigido por John Woo. Diversão sem pensar, mas ainda diversão.
Nesse episódio, Ethan Hunt (Tom Cruise) está afastado das ações de campo, treinando novos agentes, e prestes a se casar com Julia (Michele Monaghan), que desconhece completamente a ocupação de seu futuro marido, quando ele recebe a missão de resgatar uma agente do IMF (Impossible Mission Force) que está em mãos de um terrorista perigoso (Owen Davies, vivido por Phillip Seymour Hoffman), a quem fora espionar. 
Nessa missão de resgate na Alemanha, a agente Lindsey Farris (Keri Russell), que foi treinada por Hunt, consegue descobrir algo sobre Owen Davies, principalmente que ele tem um informante dentro do  IMF, mas ela é capturada e morta. Ela manda uma mensagem cifrada a Hunt em que ela apurou que o chefe do IMF, Theodore Bressel (Laurence Fishburne) parece ser o alcagüeta.
Nessa busca, conseguem alguns dados digitais sobre a organização de Davies, especialmente que ele estará  no Vaticano para uma troca importante - ele é um vendedor de tudo quanto for ilegal no mercado internacional - um tal de rabbit foot (pé de coelho).
Com essas informações, Hunt e seu grupo (Ving Rhames, Jonathan Rhys Meyers e Maggie Q) vão ao Vaticano, conseguem seqüestrar Owen Davies, e trazê-lo para os Estados Unidos. Nos EUA, contudo, tão logo começam a fazer seu transporte, um grande ataque contra o comboio é executado, e Davies retirado das mãos do governo. Hunt é imediatamente responsabilizado por esse fracasso (perda do bandido e explosões num grande centro urbano), e responsabilizado por Bressel, o que confirmaria a tese de que Bressel fosse o bandido infiltrado na IMF.
Imediatamente, Davies sequestra a esposa de Hunt e lhe dá 48 horas para que ele consiga o rabbitt foot, que Davies obteria se não fosse sua prisão em Roma; caso contrário, sua esposa seria morta. Ademais, Hunt é preso - enquanto o tempo se esvai -  pela agência e responsabilizado pela tragédia do ataque contra o comboio militar. Dentro da agência, ele recebe ajuda para fugir do agente Musgrave (Billy Crudup), e este ainda avisa que ele deve ir a Hong Kong, para obter o tal rabbit foot. Ali Ethan consegue obter o artefato (o que não é mostrado e para mim o que é uma perda no filme, pois essas cenas de invasão e obtenção de algo são cenas quase sempre muito boas da série MI), e vai em direção ao Davies para fazer a troca doo artefato por sua esposa. 
Ali, Davies resolve que vai matar Hunt e a esposa deste, e ficar com o artefato (que embora tenha a inscrição de biohazard, nunca se sabe exatamente o que é). Com um explosivo miniaturizado, tal qual o que vitimou Farris na Alemanha, ele consegue bater Owen Davies numa briga, matando-o por atropelamento, tomar um choque para desativar o explosivo em seu cérebro, morrendo e depois ressuscitando com uma massagem cardíaca de sua esposa, e ainda ter aconselhado esta a atirar em qualquer pessoa, e ela, uma médica sem qualquer experiência com armas, não titubeia em matar duas pessoas, inclusive Mosgrove, que afinal se revela como o traidor dentro da agência.
Bem-sucedida a Missão, Ethan conta a sua esposa sobre seu trabalho, volta para os EUA, e mesmo perguntando a Bressel sobre o que seria o rabbit foot, este não lhe conta. Ethan sai de férias com sua esposa, não se sabendo se ele voltará ao IMF. E voltará...


Nota IMDB: 6.8. Tá de bom tamanho. Talvez um pouco menos. Filme que se vê sem se aborrecer um só minuto. Uma ou outra falha, principalmente a elipse da invasão ao prédio de Hong Kong para mim faz o filme perder um pouquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário