quinta-feira, 21 de julho de 2011

INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA (1989) , de STEVEN SPIELBERG, em 17.07.2011

É o filme de que mais gosto da franquia Indiana Jones, um ótimo filme, ao lado de "Os caçadores da arca perdida".
Harrison Ford (Indiana) faz o de sempre, o professor de arqueologia que nos intervalos de suas aulas faz ousadas e heróicas buscas arqueológicas.
Nesse filme em especial, trata-se da busca pelo Santo Graal, o cálice da Última Ceia, que tem o poder de dar a vida eterna a quem dele bebe.
O filme começa tratando da relação entre Indiana Jones e seu pai, Henry Jones (vivido por Sean Connery), este um professor muito metódico e disciplinado, que dá pouca atenção a seu filho, exige dele muito estudo e disciplina, e que tem por hobby estudos sobre o Santo Graal - tudo anotando em uma caderneta.
Depois, já na vida adulta do herói, e sem que Indiana saiba, Henry, em razão de seus estudos,  foi contratado por um "amante" da arqueologia - Walter Donovan - para buscar o Santo Graal , mas desapareceu enquanto estava na Itália, em Veneza.
Donovan, que contratara Henry, também contrata o filho deste, Indiana, para buscar seu pai e seguir as pistas em busca do Graal.
O que não se sabia então é que Donovan estava aliado aos nazistas, e que Henry havia sido encarcerado porque se recusara a entregar seu caderno de anotações aos que o contrataram (e que continha os detalhes - os desafios que havia - para chegar ao Graal), pois descobrira que Elza - a arqueológa alemã que o auxiliava - era nazista - isto porque ela falava dormindo (hehe).
Por precaução, Henry enviara seu caderno com os estudos sobre o Graal a seu filho, nos EUA, mas este o leva à Europa, onde também cairá em mãos nazistas.
Em Veneza, Indiana Jones encontra a pista básica para a localização do Graal, encontrando, sob a biblioteca (um antigo mosteiro ou igreja, se bem me lembro) o ponto zero - Alexandreta - de um mapa constante dos estudos de seu pai. Tal descoberta é possível quando nesse lugar Indy encontra o túmulo de um de três irmãos cavaleiros que lutaram na "última cruzada" e que juraram proteger o Graal.
Há, então, algumas idas e vindas, com a necessidade de Indiana libertar seu pai que está com os nazistas, a necessidade de recuperar a caderneta, que fora enviada a Berlim (em que pai e filho têm um encontro inusual com Hitler), e que Indy consegue com Elza (que por este momento e pelo final em que aparentemente ela leva Donovan a uma escolha errada parece não concordar com os objetivos nazistas de buscar o Graal para assegurar vida eterna.
A partir desse momento o filme tem uma certa perda de coerência no roteiro, a perseguição no tanque, os nazistas chegam ao local em que está o Graal (a cidade Petra, na Jordânia, não se menciona este lugar no filme), Indiana, Marcus Brody (ótimo papel secundário interpretado por Denholm Elliott), Henry e Sallah vão atrás dos nazis para impedir o intento destes.
Quando lá chegam, os alemães estão sendo mortos pelas armadilhas, desafios propostos que devem ser vencidos para se chegar ao graal. Para forçar Indiana Jones a se arriscar, seu pai é alvejado por um tiro. Eis os desafios: só o penitente passará, a palavra de Deus, e "a leap of faith", ou o mistério da fé, um salto com fé. Obviamente que só Indy consegue desvendar os mistérios, e chegar à sala do Graal.
Ali, há um cavaleiro templário há mais de 700 anos, que desafia Indiana para um duelo, mas ele mal consegue erguer sua espada, e sendo Indy vencedor, deveria passar a ser o novo guardião do Graal.
Nesse ínterim, com os desafios já vencidos por Indiana, chegam os alemães, e Donovan (um americano, diga-se) quer ser o primeiro a conquistar a imortalidade, mas com a ajuda de Elza (nessa última vez que vi o filme achei que ela erra de propósito) ele faz uma má escolha e dá-se mal.
Indiana faz uma boa escolha - um copo de carpinteiro, e com a água do copo bento salva seu pai que fora alvejado.
O Graal não pode deixar o santuário, e a imortalidade só é garantida para quem ali permaneça. Quando Elza tem um surto egoísta - a vida eterna, ela ultrapassa o selo que limita o Graal, o santuário desmorona. Elza é vencida por sua cobiça e cai para a morte, apesar dos apelos de Indy. Indy é igualmente tentado, mas ao contrário da alemã, ouve o chamado de seu pai (e com ele tacitamente se reconcilia de suas rusgas de infância) e deixa para trás a relíquia e a tentação de vida eterna.
Nota IMDB. 8,3. Vale quanto pesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário