domingo, 31 de julho de 2011

ALÉM DA VIDA (2010), de CLINT EASTWOOD - 29.07.2011

Três histórias em paralelo que se cruzam no fim do filme, mais para dar um desfecho ao filme, e a meu ver, a história cai bastante no final, enquanto o seu desenvolvimento é bastante bom. Hoje o Clint Eastwood merece uma unanimidade elogiosa da crítica que eu não compreendo. Sempre que ele filme se considera que há um grande filme. Às vezes sim, outras nem tanto.

Matt Damon é um vidente americano - mais um médium - que desiste de fazer contatos entre vivos e mortos porque isso lhe exaure, não lhe faz bem, pois é comum que além de coisas boas lhe sejam reveladas coisas pesadas, que fazem mal a ele próprio e por vezes a seu consulente.
Ele tenta se desvencilhar desse seu ofício (exerceu profissionalmente a vidência) para tentar viver uma vida normal, mundana. Quase consegue ao iniciar um relacionamento com uma moça (vivida pro Bryce Dallas Howard), mas esta lhe pede que faça uma "comunicação" e esta faz romper o relacionamento há pouco iniciado, pois ali se revelam abusos que a moça sofreu na infância, e essa revelação faz com que ela se afaste.


A jornalista francesa sobrevive ao tsunami de 2004 na Tailândia (a filmagem do tsunami é impressionante, efeitos especiais de primeiríssima linha, coisa do outro mundo - hehe), mas tem uma experiência de quase-morte passa a repensar muita coisa na sua vida - jornalista de sucesso - pois fica muito impactado com a visão do mundo pós-morte, naqueles instantes que esteve morta.
Em razão de tal fato se afasta do seu trabalho - para dar um tempo, repensar sua vida - e até mesmo se afasta do jornalismo dito "sério", para escrever um livro sobre o além-vida.

Em Londres, dois irmãos gêmeos são muito unidos, até porque sua mãe é uma viciada em drogas, o que faz que eles se unam para viverem bem e até para superar a constante ausência da genitora - agravada pela intenção do conselho tutelar em tirá-los da guarda da mulher. No exato dia em que a mãe aparentemente quer iniciar um tratamento medicamentoso para se livrar da cocaína e heroína, um dos gêmeos morre atropelado, exatamente ao voltar da farmácia em que foi buscar tais medicamentos.

Essas três personagens vivem cada uma diferentes angústias em relação à morte. Uma consegue se comunicar com os mortos, embora não tenha sofrido nenhuma perda. Tem certeza sobre o além vida. A outra esteve morta, e fica em dúvida sobre o além - é estudada, deve ser atéia. O terceiro, é uma criança, e sua principal preocupação é a sua vida sem o irmão e grande companheiro, e busca saber o que há do lado de lá para exigir ou pedir que seu irmão volte, não se vá, pois lhe faz muita falta.

Como li no contracampo, não há em verdade história no filme, mas uma exploração desses sentimentos, do modo com que cada qual lida com a morte.

Ao final, as três histórias se cruzam em Londres. A jornalista vai à feira do livro lançar sua obra sobre a morte, Matt Damon foge dos Estados Unidos onde seu irmão queria de novo trazê-lo ao oficio de médium, e o menino está por lá, ainda em busca de seu irmão morto há mais de ano.
Damon se comunica com o gêmeo morto, e este diz a seu irmão que tudo está bem, mas que agora em diante é com ele, ele deve seguir sua vida. Além disso, ele se encanta com a jornalista francesa e consegue ter uma visão boa - que tudo dará certo entre eles, aparentemente se livrando daquela idéia de que saber o que houve ou o que pode haver lhe seja tão tormentosa, e a jornalista, embora sem saber, embarcará novamente na vida, deixando para trás suas dúvidas, seu ex-amante que a largou. Os encontros redimem os personagens.O filme, de notável, tem a ausência de exploração do além, de imagens do paraíso (ou inferno). É um filme sobre os vivos, e como eles lidam com a morte (ou quase morte). Bom filme.


NOTA IMDB - 6,7. Merece um pouco mais, mas não muito.

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