sexta-feira, 17 de junho de 2011

CORTINA RASGADA (1966), de ALFRED HITCHCOCK

Filme sobre guerra fria, espionagem, em que Paul Newman vive o Professor Armstrong, e sua noiva e assistente, Sarah, vivida por Julie Andrews, vão a um congresso de físicos na Dinamarca.
Lá chegando, Newman recebe um livro com mensagem para procurar por pi em caso de emergência, e diz a sua noiva que terá de ir a Estocolmo, naquela mesma tarde, e lá passar um tempo, e que ela não poderá lhe acompanhar.
Na verdade, seu vôo era pra Berlim Oriental, e tendo Sarah descoberto esse destino, segue seu noivo para além da Cortina de Ferro.
Tudo isso porque Armstrong teve seu projeto de um escudo anti bombas nucleares no EUA (Gama 5), e deserta para a Alemanha Oriental para continuar com seu projeto na Universidade de Leipzig, junto ao professor Lindt.
Logo se descobre que na verdade Newman finge deserção, pois para terminar o seu projeto americano ele precisa dos cálculos que só o professor Lindt conhece, então sua missão é descobrir essas informações e regressar ao Ocidente.
O físico Prof. Manfred esta sempre perto do casal, vigiando, desconfia quando o primeiro segurança de Armstrong, Gromek, desaparece (foi morto na casa do contato/agente americano, um fazendeiro disfarçado - o pi de que falei), e quando esse desaparecimento vem à tona, é no exato instante em que Lindt explica os cálculos a Armstrong, e inicia a fuga de Armstrong e Sarah, em cenas bastante interessantes e tensas, numa boa seqüências de fugas, de dentro da universidade até o centro de Leipzig, daí, de ônibus, até Berlim Oriental, aí, no teatro, e por fim, de navio até Estocolmo, sempre com a ajuda da resistência, de espiões, ou de outras pessoas que, ao fim, só queriam deixar a Alemanha Oriental. Gostei bastante. IMDB, nota 6,6. Merece mais, na minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário