quarta-feira, 15 de junho de 2011

RIO VERMELHO (1948), de HOWARD HAWKS

Filme de Howark Hawks com John Wayne (Tom Dunson) e Montgomery Clift (grande ator, ou pelo menos um ator de grandes filmes - personagem Matt Garth).

Há um prólogo escrito, que apresenta o filme, dizendo que se trata de uma história dos primórdios do texas, e é uma história de um dos maiores rebanhos de gado (iniciado só com uma parelha de animais), de um homem e de um menino e a história do D do Red River.

D do Red River é a marca de ferro que Dunson faz em seu rebanho, um D e duas linhas sinuosas representando o rio. Quando, em 1851, ele migrava de St. Louis para a California, decide ir para o Sul, para o Texas, separando-se do comboio em que seguia. Ele, junto a seu escudeiro Groot, apropriam-se de terras para iniciar sua fazenda, não sem ter que resistir aos grandes rancheiros daquele lugar.
Ademais, logo descobrem que dias após a separação do comboio, este foi dizimado por índios (inclusive a namorada de Dunson), um menino sobrevivente, exatamente Matt, chega às terras de John Wayne, e vai se tornar o "filho" do desbravador. 
Após 14 anos cuidando de suas terras, ele cria um grande rebanho, mas não consegue negociá-lo no Texas, está falido, e decide levar o gado até o Missouri para vendê-lo. Matt esteve fora da fazenda por algum tempo, não se explica fazendo o quê.
Conduzindo o rebanho e os peões com mão de ferro, ele sofre um motim comandado exatamente por Matt, seu, digamos, filho adotivo, que resolve levar o Gado a Kansas, porque seria mais fácil chegar ao Kansas, evitando índios e ladrões de fronteira, e também porque no Kansas, em Abilene, haveria uma nova estação de trem.

Matt então passa a liderar, mas com dois receios - os perigos da jornada adiante, e Dunson no seu encalço, uma vez que este prometeu vir atrás de Matt e matá-lo, vingando-se da perda do rebanho. No caminho eles cruzam com um grupo de coristas, e Matt encontra Tess Melay. Por causa da chuva, Matt resolve prosseguir no seu caminho, e deixa Tess para trás.
No encalço, Dunson chega a essa parada 8 ou 9 dias depois do grupo de Matt, conversa com Tess, esta o convence a seguir junto a Dunson, pois está apaixonada por Matt.
Essa já é uma primeira chance de redenção de Dunson, que negou à sua amada que o acompanhasse ao Texas, 14 anos antes, dizendo que uma mulher não aguentaria, e agora permitiu que Tess o seguisse para encontrar Matt.
Logo o rebanho chega a Abilene, são recebidos com festa, acertam a venda de todo o gado, mas a esta altura Dunson está só 4 ou 5 horas atrás do primeiro grupo. Na manhã seguinte, então chega a hora do encontro entre Dunson e Matt, e com a interveniência de Tesse eles acabam se entendendo, e Matt ganha o direito de também por sua marca no gado, não sendo só mais o D de Red River e as curvas do rio, mas também havendo, dali por diante, um M no ferro de marcar.

É um western épico, praticamente com o filme todo em locação aberta, na condução de um rebanho numerosíssimo. As cenas que aparentemente se passam à noite são filmadas durante o dia com o filtro para fazer a "noite americana". Bom filme. Preciso estudar mais sobre Howard Hawks, com grande variedade de filmes e gêneros, do primeiro Scarface, passando por Rio Bravo, Levada da Breca, Sargento York, Os homens preferem as loiras, Hatari, entre outros.
Nota IMDB: 7,8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário