segunda-feira, 13 de junho de 2011

FOME DE VIVER - TONY SCOTT, MEADOS DE 2010

The hunger, em inglês, ou o a fome, o faminto, em português, é um filme rococó de Toni Scott, com David Bowie, Catharine Deneuve, ainda lindíssima, e uma jovem e macérrima Susan Sarandon. O filme é cheio de sombras, cortinas de voal tremulando, para dar uma atmosfera fantasmagórica, eis que se trata de um filme de vampiros.
O filme é fraco. Salva-se pela linda presença de Deneuve, e pela curta porém marcante presença de Bowie, um artista de talento em qualquer coisa que faça. É um filme estranho de vampiros, meio cansativo, e este blog anda meio a passos lentos e estou tentando colocá-lo em dia, às vezes com resumos meio baratos como este, pois vi o filme há quase um ano, e não consegui concluir o post. O filme é um pouco esquecível, tanto que me lembro vagamente da história. O filme é do começo dos anos 80, então tem aquele visual de videoclipe barato da MTV - uma idéia na cabeça, uma câmera na mão, e muitos cabelos estranhos, roupas esvoaçantes e coloridas.

Deneuve e Bowie são vampiros e  Bowie é um vampiro que vai morrer, por isso começa a envelhecer numa velocidade espantosa (achei a maquiagem bastante ruim. Lady Mirian (Deneuve) tem amantes, e estes tem vida eterna enquanto ela não se cansa deles, que é o caso do vampiro John, interpretado por Bowie.

John busca ajuda de uma médica interpretada por Susan Sarandon, que interessada no caso,  logo é também atraída pela vampira-mestre, Deneuve.

Na verdade, os vampiros que foram os amantes de Lady Mirian, não morrem, e ficam eternamente em caixões padecendo da fome eterna, não se sabe se porque Lady Miriam não quer perder seu contato com seus antigos amores ou porque não pode permitir que os ex-vampiros sejam descobertos. Não me agradei da película. Só assisti ao filme porque sou fã do David Bowie músico.

O filme a que eu assisti, ademais, foi muito prejudicado pela péssima imagem do TCM. Não sei porque um canal de filmes tão bons fica relegado a um oitavo plano quando se trata de prover uma boa imagem aos espectadores de TV a cabo. Antes de TC Action ou Pipoca em HD, acho que seria mais importante prover imagens em HD para o TC Cult e o TCM, com o que, certamente, os filmes antigos ganhariam outro impulso. Ver filme velho, e com imagem ruim, é dose pra cinéfilo - não que eu o seja.  Boa sessão - se for possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário