terça-feira, 21 de junho de 2011

VAMPIROS DE ALMAS (INVASION OF THE BODY SNATCHERS) - 1956 - de DON SIEGEL - 21.06.11

Don Siegel, que depois ficou muito conhecido por dirigir filmes policiais com Clint Eastwood, é o condutor desse filme de ficção/terror filmado na década de 50.
Dr. Bennell, médico de cidade do interior é chamado de um congresso médico, porque muitos na cidadezinha de Santa Mira estão doentes, mas, subitamente, melhoram, e dizem que nada de estranho aconteceu.  Na verdade, as pessoas que reclamavam do estranho comportamento passam a não mais estranhar pois elas também foram substituídas pelos body snatchers.
Os sintomas são de que as pessoas começam a estranhar o comportamento de seus conhecidos, pois estes passam a se comportar diferentemente, as pessoas passam a achar que seus entes queridos não são eles mesmos.
Lá ele reencontra Becky Driscoll, ex-namorada, divorciada como ele, e logo reatam seu romance.
Então, na casa de Jack Belicec encontram um novo Jack Belicec em desenvolvimento, um corpo ainda inanimado, uma réplica inacabada, com as mesmas feições do original. Na seqüência, muitas outras réplicas de várias outras pessoas são encontradas, inclusive de Bennel, Becky, Jack e sua esposa Terry.
Logo também descobre que praticamente toda a cidade (os policiais, o psiquiatra, a secretária do Dr. Bennell, os parentes de Becky) já foi substituída por seus avatares, que são formados como que dentro de um casulo, e aparentemente substituem a pessoa original quando esta dorme.
Com a cidade praticamente tomada, só restam Becky e Bennell que ainda não se tornaram inumanos. A transformação se dá pois chegaram sementes do céu, e estas se tornam leguminosas que podem reproduzir qualquer forma de vida, e estes novos seres que nascem, serão todos iguais entre si, sem a necessidade de emoções, sentimentos, desejo, ambição, fé. E não opção senão viver nesse novo mundo.
Haveria aqui uma crítica ao comunismo, ou ao macarthismo? É bem possível, dada a época do filme, e a ambos, penso eu. A ditadura de todos contra um. A do comunismo contra os americanos. A dos macartistas contra aqueles que não quisessem agir do modo macarthista. Não resta nenhum ser humano em Santa Mira, todos estão em perigo, eles virão atrás de vocês, de nossas mulheres, de nossos filhos, eles já estão aqui, você pode ser o próximo",  berra Bennell na estrada, para todos.
Nota IMDB - 8.0, vale um pouco menos, mas é um bom filme, uma boa parábola, com uma trilha sonora muito eficiente para incutir o clima de suspense, de agonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário