segunda-feira, 20 de junho de 2011

SHERLOCK HOLMES E A MULHER DE VERDE (1945), de ROY WILLIAN NEILL - 18.06.11

Filme como um Sherlock Holmes com o biotipo ideal do detetive, aqui vivido por Basil Rathbone, Watson vivido por Nigel Bruce. 
Há em andamento uma investigação de uma série de crimes, de assassinatos e mutilação de mulheres
As vítimas tinham o indicacdor direito cortado cirurgicamente, e os oficiais da CID (Criminal Investigation Department), da Scotland Yard, estavam perdidos e pedem ajuda a Holmes.

Quando há o quinto assassinato, em Edgeware Road, Sir George Fenwick, que se envolvera com Lydia, uma loira misteriosa, acorda naquela localidade com algo no bolso (não revelado inicialmente). Na noite anterior, estivera com Lydia, mas ficou desacordado por horas, sem saber o que houve num intervalo de 10 horas.
Logo na manhã seguinte, é chantageado por alguém que encontrou sua cigarreira, e paga cerca de 10 mil libras ao chantageador. A filha de Fenwick vai a té holmes, com um dedo, que viu seu pai enterrar no jardim. Eles se dirige à casa de George, e este foi então assassinado com um tiro nas costas (não sem ater em suas mãos uma caixa de fósforos da Pembroke House, lugar em que estivera com Lydia e foi visto por Holmes).
Ato contínuo, vemos Holmes deduzir a extorsão (o motivo dos crimes), e logo então professor Moriarty - o chantageador de sir George - ir a casa de Holmes e exigir que este deixe de invesigar o caso, ou algo acontecerá a ele e a Watson.
Há uma tentativa de assassinato contra Holmes, e como eles conseguem capturar o atirador, vêem que este estava hipnotizado, e daí Sherlock também infere que o método dos assassinatos é a hipnose, ou seja, o assassino fica em transe enquanto os crimes são feitos por um cirurgião cupincha de Moriarty, os dedos colocados nos pertences do extorquido, para que este, desnorteado, acredite ser o autor do homicídio e sucumba à extorsão do bando criminoso.
Holmes então vai a um clube de hipnose, onde se encontra com Lydia (que nesse momento vestia o verde do título_. Leva-a ao Pembroke House, e Lydia acredita  que Holmes não a identificou junto a Fenwick, dias atrás). Ele reclama do caso irresolvido e ela se dispõe a ajudá-lo. Leva-o até sua casa, Holmes finge ter sido hipnotizado, então Moriarty tenta levar Holmes ao suicídio, e este finge obedecer aos comandos do criminoso, até que Watson chega, com o auxílio dos policiais (a meu ver aqui há um problema com o roteiro, pois Watson não sabia onde morava Lydia - ou pelo menos não observei isso no filme), e prendem os criminosos, exceto por Moriarty, que se desvencilha dos policiais e se suicida (pelo menos até reaparecer em um outro conto ou filme qualquer).
IMDB, nota 6,8. Vale menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário